domingo, 27 julho, 2025
No Result
View All Result
Folha Nobre
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente
Folha Nobre
No Result
View All Result
Folha Nobre
No Result
View All Result

Impacto da pandemia de COVID-19 na conservação da fauna silvestre é tema de debate | São Paulo

20/06/2020
in São Paulo

DownloadDivulgação/Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambienteimagem20-06-2020-22-06-29

A segunda edição do evento “Saúde e Biodiversidade”, realizada nesta terça-feira (16), discutiu os impactos à conservação da fauna silvestre em tempos de pandemia. O debate, promovido pela Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente (SIMA), por meio da Coordenadoria de Fiscalização e Biodiversidade (CFB), faz parte da série de videoconferências sobre o tema de Saúde Única (One Health) no contexto da pandemia de COVID-19.

Na abertura do encontro, a diretora do Departamento de Fauna (DeFau/SIMA), Vilma Geraldi, destacou a importância da interação entre os órgãos de gestão, a academia e as instituições de pesquisa, que disponibilizam informações e dados que possam auxiliar no estabelecimento de políticas públicas voltadas para a saúde silvestre.

A declaração foi corroborada pela presidente da Associação de Zoológicos e a Aquários do Brasil (AZAB) Claudia Igayara, que citou a união dos esforços em torno de um objetivo comum como a essência da conservação, principalmente em um momento em que estamos separados pela pandemia.

Os temas das palestras abordaram desde a necessidade de se obter mais informações sobre a origem do vírus e o impacto na fauna de vida livre e em cativeiro, passando pela adoção de protocolos de prevenção em função da COVID-19 para fauna ex situ. O uso de equipamentos de segurança em todas as atividades com os animais de cativeiro, comunicação clara e objetiva com os funcionários e redução do contato com os animais são algumas das ações para evitar a contaminação.

Teste de patógenos

Também é recomendado o teste de patógenos de vida livre, o fortalecimento de ações de biodiversidade, a aplicação de leis de crimes ambientais, o aumento da vigilância e a segurança alimentar, além de informações para contribuir na prevenção de novas epidemias e pandemias.

Ou seja, a vigilância epidemiológica contínua é fundamental para a manutenção dos serviços biológicos, da saúde humana e na interface saúde animal e meio ambiente, de acordo com a médica veterinária Mirella Lauria D’Elia, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

A convivência com morcegos, importante para o equilíbrio ecossistêmico, e a COVID-19 em primatas também foram debatidos.

Palestraram no evento o professor Ricardo Augusto Dias, da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade de São Paulo (USP), o responsável técnico e chefe da divisão de medicina veterinária da Fundação Parque Zoológico Fabrício Braga Rassy, o professor Emmanuel Messias Vilar, da Escola Estadual Aarao Lins de Andrade, e o médico veterinário Victor Yunes.

Na próxima terça-feira (23), será promovida a última edição da série “Saúde e Biodiversidade”.

Fonte: www.saopaulo.sp.gov.br/ultimas-noticias/impacto-da-pandemia-de-covid-19-na-conservacao-da-fauna-silvestre-e-tema-de-debate

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela) WhatsApp
  • Clique para imprimir(abre em nova janela) Imprimir
  • Tweet
  • Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela) Telegram
  • Clique para compartilhar no Threads(abre em nova janela) Threads

Podcast

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite a página Política de Privacidade.