Foi informado pelo secretário da Fazenda do Pará, René Sousa Júnior, que pretender realizar o novo concurso SEFAZ PA (Secretaria de Estado da Fazenda do Pará) no segundo semestre de 2020.
Realização do concurso SEFAZ PA
O secretário da Fazenda do Pará, René Sousa Júnior, anunciou que pretende realizar o novo concurso SEFAZ PA até o fim deste ano. A informação foi divulgada durante reunião com a nova diretoria do Sindfisco PA (Sindicato dos Servidores do Fisco Estadual do Pará).
Segundo informações do secretário, a previsão é que o novo certame oferte vagas para os cargos de Fiscal e Auditor, a fim de reforçar o quadro de servidores ativos e diminuir o déficit de cargos, em razão de pedidos por aposentadoria.
Anteriormente, a Secretaria de Estado da Fazenda do Pará informou que o próximo certame terá três mudanças em relação aos processos anteriores. A primeira mudança será na carga horária, seguida da exigência de domicílio no Pará e a terceira a respeito de Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
De acordo com René, a alteração na jornada de trabalho está sendo aprimorada. No entanto, já foi descartada, no momento, a possibilidade de Home Office, que seria uma das principais reivindicações da categoria. “Não temos ainda maturidade para isso. É uma construção”, afirmou o secretário.
Além disso, outra mudança que já está certa, é a adoção do ponto eletrônico e normatização das escalas de trabalho, cabendo, ainda, formulação sobre o tratamento em algumas áreas.
Último concurso SEFAZ PA
O último concurso SEFAZ PA teve seu edital divulgado no ano de 2013. Na ocasião, foram ofertadas 200 vagas, sendo 100 vagas para o cargo de Auditor Fiscal de Receitas Estaduais e 100 vagas para Fiscal de Receitas Estaduais.
Ambos os cargos tinham como requisito o nível superior, e possuem carga horária de 30 horas semanais. Os salários eram nos valores de R$ 4.560,38 para Fiscal de Receitas, e de R$ 5.772,64 para Auditor Fiscal.
Além dos vencimentos base, as remunerações dos cargos ofertados são constituídas de gratificações legais e outras vantagens, previstas na Lei Complementar nº 078, de 28 de dezembro de 2011.
A banca organizadora responsável pela execução do certame foi a UEPA (Universidade Estadual do Pará).
A avaliação dos candidatos foi por meio da aplicação de três provas objetivas, de caráter eliminatório e classificatório, compreendendo:
- 1ª Prova de Conhecimentos Gerais: 80 questões;
- 2ª Prova de Conhecimentos Básicos: 60 questões;
- 3ª Prova de Conhecimentos Específicos: 60 questões.
A realização das provas objetivas do concurso SEFAZ PA ocorreu nas cidades de Altamira, Belém, Marabá, Redenção e Santarém, todas localizadas no Estado do Pará.
O certame teve prazo de validade de 01 (um) ano, podendo ser prorrogado por igual período. Foram registrados mais de 9.000 candidatos inscritos para disputar as vagas do concurso SEFAZ PA.