Foi confirmado pela ADPF, que o novo pedido de vagas do concurso PF (Polícia Federal) é uma atualização do último realizado ao Ministério da Economia.
Atualização do pedido de concurso PF
Na última semana, o MJSP (Ministério da Justiça e da Segurança Pública) e a Fenapef (Federação Nacional dos Policiais Federais) confirmaram o pedido de concurso PF 2020. Entretanto, a demanda não é 100% nova, mas sim uma atualização.
A solicitação das vagas que está no Ministério da Economia, foi apenas atualizada pela corporação em cima do que já havia sido enviado no último ano. A confirmação é da ADPF (Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal), após contato com a PF.
De acordo com a Assessoria de Imprensa da ADPF, “o pedido é antigo e a Polícia Federal somente complementou algumas informações recentemente. Não há ainda nada concreto”.
Até o momento, a Polícia Federal não se manifestou sobre o assunto. Geralmente, a corporação não se posiciona sobre os pedidos de concurso até que seja concedido um aval pela pasta responsável.
Com a nova solicitação atualizada dentro do prazo de 31 de maio de 2020, a corporação agora aguarda pela análise do governo. Assim que for autorizado, o edital sai em até seis meses e as ações posteriores são formar a comissão e contratar a banca organizadora.
Mediante a atualização, o novo pedido da PF passa a somar 1.508 vagas. As oportunidades são para cargos de nível médio e superior, nas áreas policial e apoio.
Na área policial, fica de fora apenas o cargo de Perito. A oferta de 1.000 vagas contempla os cargos de Agente, Escrivão, Delegado e Papiloscopista.
Já na área de apoio, são várias oportunidades. Para o participante que possui o nível médio, a carreira é o de Agente Administrativo. Os candidatos graduados também poderão concorrer, se houver uma autorização, pois foram solicitadas vagas para o nível superior.