sexta-feira, 11 julho, 2025
No Result
View All Result
Folha Nobre
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente
Folha Nobre
No Result
View All Result
Folha Nobre
No Result
View All Result

Concurso INSS: Plano de reestruturação prevê editais periódicos!

08/07/2020
in Concursos

Foi elaborado por um grupo independente, o plano de reestruturação do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) que prevê concursos periódicos e mudanças de carreira no órgão.

Reestruturação do INSS

Nos últimos anos o Instituto Nacional do Seguro Social tem passado por uma série de mudanças, que visam adequar a autarquia aos novos tempos e promover uma melhor prestação de serviço.

Inclusive, o concurso INSS tem sido adiado sob a justificativa de algumas dessas mudanças, além da questão orçamentária.

Essa transição, embora importante e inevitável, gera uma série de incertezas para a carreira do Seguro Social e para o próprio futuro do órgão.

Com isso em vista, uma proposta de reestruturação foi elaborada por um grupo de servidores, de forma independente, incluindo previsão de contratações a cada dois anos e mudanças na estrutura dos cargos.

Apesar de não ter vínculo com a Administração, o projeto é apoiado por entidades de representação da categoria, como é o caso da Associação Nacional dos Membros da Carreira do Segundo Social (ANACSS). A proposta na íntegra pode ser conferida no site Transforma INSS .

Segundo informações do texto, o que se propõe em relação ao concurso INSS é que ele seja realizado periodicamente, a cada dois anos. Os quantitativos de vagas solicitadas seriam baseados em um dimensionamento da força de trabalho e nas limitações orçamentárias.

“A profissionalização da gestão pública demanda uma nova política de recrutamento e seleção, em que a Administração realize concursos públicos periódicos e previsíveis, ainda que com a oferta de menor quantitativo de vagas, comparando-se historicamente com edições anteriores, em função, por exemplo, das limitações orçamentárias. É o que acontece, de forma análoga, com os concursos das carreiras diplomáticas, das carreiras militares e da carreira de policial federal”.

Como vem sendo noticiado, um novo concurso INSS só tem previsão para ser realizado a partir do ano de 2022. Até lá, alguns profissionais da área alertam, já deverá ter sido aprovada a Reforma Administrativa e, possivelmente, a reestruturação da autarquia e da atual Carreira do Seguro Social.

O que é pretendido na proposta, é lançar as bases conceituais para essas eventuais reestruturações. Bases essas que visam, principalmente, a valorização da carreira.

imagem08-07-2020-18-07-56

Proposta também quer mudanças na carreira e na escolaridade

Outro ponto importante na proposta elaborada, diz respeito à estrutura da carreira do seguro social, com destaque para a função de Técnico. Cargo que hoje tem exigência do nível médio em concursos INSS, e que, conforme o projeto apresentado por servidores, passaria a ser de nível superior.

“Com a reestruturação do INSS enquanto autarquia (…) seria necessária uma reestruturação do seu quadro de pessoal, por meio de alterações na Carreira do Seguro Social, tendo em vista, especialmente, o aumento da quantidade de atribuições dos cargos, da complexidade inerente a estas e, ainda, dos níveis de responsabilidade atribuídos”.

No documento, é defendido que a mudança nos requisitos de ingresso seria um reconhecimento aos altos níveis de complexidade e de responsabilidade das atribuições do cargo de Técnico e demais cargos de nível médio.

Ainda é relatado na proposta, que este tema é fruto de debate no âmbito da autarquia há mais de uma década. Atualmente, 70% dos titulares ativos de cargos de nível médio no INSS , como Técnico, possuem formação de nível superior.

Contudo, a ideia não é alterar a natureza do cargo, somente alterar o requisito de ingresso, como forma de adaptar o novo servidor à evolução do perfil profissional em andamento. Além disso, um curso de formação seria incluído no concurso público , como forma de adaptar o novo servidor ao trabalho.

Caso a reestruturação da carreira ocorresse conforme as bases dessas proposta, o cargo de Técnico passaria então a exigir o nível superior em qualquer área, enquanto a carreira de Analista permaneceria exigindo a graduação de acordo com a especialidade da vaga.

A proposta é independente e não tem qualquer vínculo com a Administração da autarquia. Essas mudanças no INSS e reestruturações nas carreiras ainda não foram realizadas e nem há informação oficial do INSS sobre como isso será feito.

Fonte: www.novaconcursos.com.br/portal/noticias/concurso-inss-proposta-de-reestruturacao-tem-previsao-de-editais-periodicos

Podcast

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite a página Política de Privacidade.