terça-feira, 22 julho, 2025
No Result
View All Result
Folha Nobre
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente
Folha Nobre
No Result
View All Result
Folha Nobre
No Result
View All Result

Restauração ecológica ganha parceria na cidade de Araçatuba | São Paulo

09/07/2020
in São Paulo

DownloadDivulgação/Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambienteimagem09-07-2020-07-07-55

A articulação do Programa Município VerdeAzul (PMVA), da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente (SIMA), inspirou o município de Araçatuba a criar um plano de proteção de nascentes e de restauração ecológica para áreas de preservação, conectando espaços que precisam ser restaurados a quem precisa cumprir as obrigações ambientais.

O projeto foi apresentado ao secretário de Infraestrutura e Meio Ambiente, Marcos Penido, em reunião por videoconferência nesta terça-feira (7). “O projeto vem ao encontro do Nascentes e atende a diretiva de restauração ecológica do PMVA. É uma soma de conhecimentos, um ganho ambiental inestimável para todos. E vale lembrar que a questão ambiental é fundamental para atrair investimentos. Então, é grande a possibilidade de caminharmos juntos”, destacou.

A iniciativa prevê o levantamento das áreas de proteção permanente no município de Araçatuba que precisam receber projetos de restauração ecológica. Até o momento, o programa Das Fontes à Foz, do Sindicato Rural da Alta Noroeste (Siran), já cadastrou toda a bacia do Córrego dos Espanhóis e a previsão é de que o levantamento das áreas do município seja concluído nos próximos dois meses.

Conexão

De acordo com o presidente do Siran, Fábio Brancato, o projeto organiza áreas para compensação ambiental e faz a conexão com parceiros que querem implantar um projeto de restauração ecológica.

“Essa articulação entre proprietário, prefeitura e parceiros é um grande exemplo do município de Araçatuba. É o Nascentes em nível municipal com ganhos ambientais para todos”, destacou o subsecretário de Meio Ambiente, Eduardo Trani.

O diretor geral do Instituto de Botânica, Luiz Mauro Barbosa, explicou que a restauração poderá ser realizada com todo o apoio da instituição, que auxiliará na escolha das espécies mais adaptadas à região e ao manejo adequado do plantio.

O próximo passo será o primeiro plantio, previsto para a segunda quinzena de agosto. Segundo o prefeito, Dilador Borges, o projeto de proteção das nascentes e de restauração das áreas de preservação segue as premissas das políticas de valorização e preservação do meio ambiente do município.

Participaram da videoconferência o coordenador do Município Verde Azul, José Walter Figueiredo Silva, a assessora técnica da SIMA, Lúcia Sena, Juliana Ortega, do Programa Nascentes, o secretário Municipal de Meio Ambiente, Lucas Savério Proto, o consultor da Coopercitrus, Sérgio Gostardi Paoliello, e os diretores da AES Tietê Emerson Viveiros e Odemberg Veronez.

Fonte: www.saopaulo.sp.gov.br/ultimas-noticias/restauracao-ecologica-ganha-parceria-na-cidade-de-aracatuba

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela) WhatsApp
  • Clique para imprimir(abre em nova janela) Imprimir
  • Tweet
  • Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela) Telegram
  • Clique para compartilhar no Threads(abre em nova janela) Threads

Podcast

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite a página Política de Privacidade.