DownloadDivulgação/Secretaria da Educação
A Escola Estadual Coronel Paulino Carlos, localizada na cidade de São Carlos, se inscreveu e foi selecionada para uma missão da LEGO que ajuda os professores a trabalhar a robótica com os estudantes durante quatro anos. A unidade de ensino atende alunos dos Anos Iniciais, de 6 a 11 anos.
“Acho que a robótica faz parte da nossa vida, mas muita gente ainda não tem esse olhar. A criançada que está vindo agora precisa ter esse conhecimento e esse olhar tecnológico. Caso contrário, os alunos ficam para trás. Temos que aproveitar essa fase em que as crianças estão com sede de conhecimento”, comenta a diretora da escola, Rosangela Fornazieri.
A gestora lembra que o trabalho de aprimoramento do ensino aprendizagem na escola é constante e aborda o desempenho da unidade no Índice de Desenvolvimento da Educação do Estado de São Paulo. “Sempre procuramos trabalhar para atingir a meta do Idesp – no ano passado, a nossa pontuação foi de 8.09, e a meta era 7.42. Pensando na evolução, nos inscrevemos para o concurso da LEGO porque preenchíamos todos os requisitos. Foi uma grande alegria termos sido contemplados”, diz.
Equipes
Serão formadas três equipes de seis alunos para o trabalho de robótica. Os interessados deverão preencher uma ficha de interesse, com autorização dos pais ou responsáveis, até o próximo domingo (12).
“Montamos um formulário de inscrição de acordo com o edital da Olimpíada Brasileira de Robótica. Já que a inscrição da Olimpíada será em setembro, já vamos utilizá-la para as duas coisas. O projeto da LEGO será apresentado na Olimpíada Brasileira de Robótica”, ressalta a diretora.
A próxima edição do programa da LEGO trabalhará o tema do meio ambiente e, por conta da pandemia de COVID-19, a parte técnica começará a ser trabalhada de forma remota com os alunos.
A escola também participará do festival de robótica internacional FIRST®️ LEGO®️ League Jr., ainda sem data de inscrição definida. De acordo com a diretora, a unidade deverá se candidatar na categoria teórica, já que a parte prática será realizada de forma presencial, já com o material da LEGO. Da mesma forma acontecerá com a Olimpíada Brasileira de Robótica, ainda sem data definida para acontecer.