terça-feira, 1 julho, 2025
No Result
View All Result
Folha Nobre
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente
Folha Nobre
No Result
View All Result
Folha Nobre
No Result
View All Result

Farmácia Viva produziu mais de mil fitoterápicos – Brasília

15/07/2020
in Distrito Federal

imagem15-07-2020-12-07-56Com a ajuda da Embrapa, o Núcleo de Farmácia Viva aumentou a colheita de plantas medicinais| Foto: Divulgação / SES

A Farmácia Viva da Secretaria de Saúde (SES) comemora o trabalho realizado no primeiro semestre deste ano. Mesmo em meio à pandemia de coronavírus, a área não mediu esforços para atender a demanda das unidades básicas de saúde (UBSs), seu público principal. Foram mais de 300 quilos de colheita das plantas que abastecem o elenco de medicamentos. Com isso, mais de mil fitoterápicos foram produzidos e distribuídos entre a população.

O destaque desse período foi a ampliação da distribuição do chá de guaco para todas as UBSs, por causa do período de inverno e da sazonalidade para as síndromes gripais. A planta é conhecida pela capacidade de aliviar os sintomas da tosse, muito comum nessa época do ano. Por não conter açúcar na formulação, o produto pode ser prescrito tanto para crianças quanto para adultos e pacientes diabéticos.

Para o chefe do Núcleo de Farmácia Viva, Nilton Netto, ampliar a distribuição do chá de guaco foi um desafio vencido nesse período. “Alcançamos uma produção que não esperávamos por motivos que fogem ao nosso controle nessa pandemia, mas conseguimos a colheita da planta com a Embrapa e retomamos o campo da Papuda, que estava fechado”.

Aumento da produção

Xaropes e tinturas à base de guaco também ganharam reforço na produção. Com a compra do etanol de cereais, o núcleo também pode intensificar a fabricação das tinturas de boldo e de funcho – indicadas pela SES, como terapias naturais, para distúrbios digestivos.

Outra novidade é que a área está produzindo 500 mudas de ora-pro-nóbis, planta que, de textura semelhante à da taioba, é comestível, rica em proteínas, vitaminas e sais minerais, sendo conhecida por ajudar a tratar a anemia. Essas mudas deverão ser distribuídas no fim de setembro, durante as visitas técnicas – agora, com grupos reduzidos,  conforme determina o protocolo de prevenção contra o coronavírus.

Para ter acesso aos produtos, a UBS deve fazer o cadastro junto à Farmácia Viva, que cuidará da programação a partir da estimativa de produção. O paciente, com a devida prescrição, poderá retirar esses medicamentos naturais na farmácia da UBS cadastrada mais próxima à sua residência.

* Com informações da SES

coronavírus distribuição Farmácia Viva funcho guaco ora-pro-nóbis terapias naturais tintura xarope [

Fonte: www.agenciabrasilia.df.gov.br/2020/07/15/farmacia-viva-produziu-mais-de-mil-fitoterapicos

Podcast

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite a página Política de Privacidade.