domingo, 6 julho, 2025
No Result
View All Result
Folha Nobre
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente
Folha Nobre
No Result
View All Result
Folha Nobre
No Result
View All Result

Assistência Técnica e Extensão Rural – Produtor rural troca o trabalho de mototáxi para se tornar piscicultor de sucesso em Ji-Paraná – Rondônia

16/07/2020
in Rondônia

imagem16-07-2020-04-07-57

O piscicultor vende toda produção de tambaqui para cidades fora de Rondônia

Conhecido como senhor Hilário, o piscicultor José de Souza Barbosa não pensou duas vezes para mudar de profissão há nove anos e se tornar um expoente na produção de tambaqui em Ji-Paraná.

A troca de profissão tem uma explicação. “Eu já tinha experiência em trabalhar em fazendas, mas bastou o incentivo de um dos técnicos da Emater para que minha vida se transformasse radicalmente”, disse senhor Hilário, referindo aos extensionistas da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Rondônia (Emater).

Hilário atuou no transporte de passageiros em motocicleta durante quatro anos e não vislumbrava perspectivas de altos ganhos. “Por essa razão acatei a sugestão do técnico e regressei à vida no campo, que além de mais saudável, me proporciona riqueza”, declarou o piscicultor.

No domingo (19), ele programa a despesca de 10 toneladas de tambaqui na propriedade dele, o sítio Sonho Meu, localizado na linha 208, nas proximidades do local onde anualmente é realizado o Festival do Tambaqui, em Ji-Paraná.

Toda a produção de peixe, que chega a 20 toneladas por ano, é vendida diretamente na propriedade e tem como destino grandes centros urbanos fora de Rondônia. “A venda direta a terceiros me traz menos trabalho e o ganho é viável”, explica o piscicultor, que controla a evolução da criação em 16 tanques.

Hilário afirma que o negócio é excelente e é uma oportunidade a pequenos produtores. Ele diz que iniciou a experiência no sítio de 3,5 alqueires e que com os resultados positivos já incorporou outro pedaço de terra à propriedade adquirida recentemente, fruto dos lucros com o tambaqui.

imagem16-07-2020-04-07-59

De mototáxi a piscicultor, produtor rural de Ji-Paraná foi incentivado por técnicos da Emater

“O que importa é a vontade de crescer, aliada às técnicas aplicadas corretamente, e um pouco de dinheiro para iniciar as atividades”, ensina o piscicultor, que recebe amplo apoio técnico da Emater. “É um negócio bem rentável”, reforça o piscicultor.

“A criação de tambaqui em Rondônia é uma atividade em crescimento e com grande potencial ao empreendedorismo, especialmente aos pequenos produtores. Um dos nossos exemplos é o senhor Hilário”, diz o chefe do escritório local da Emater, Gabriel Cordeiro, enfatizando que “a proteína é uma das mais recomendadas pelos médicos”.

Rondônia é o terceiro Estado entre os dez maiores produtores de peixes em cativeiro, segundo informou o último relatório do Anuário Peixe BR da Piscicultura, em 2019. Em todo o Estado, a área de espelhos de água é superior a 15.800 hectares e a produtividade anual é maior que 95 mil toneladas por ano.

 

Leia Mais:

 Emater lança plataforma digital para capacitação técnica em Rondônia

 Idaron simplifica cadastro para produtores comerciais e revendedores de plantas ornamentais em Rondônia

 Produtores de inhame estão encerrando a colheita e comemoram os resultados em Rondônia

Fonte: www.rondonia.ro.gov.br/produtor-rural-troca-o-trabalho-de-mototaxi-para-se-tornar-piscicultor-de-sucesso-em-ji-parana

Podcast

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite a página Política de Privacidade.