sábado, 17 maio, 2025
No Result
View All Result
Folha Nobre
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente
Folha Nobre
No Result
View All Result
Folha Nobre
No Result
View All Result

Expulso, Pelé volta a campo a pedido do público. E quem sai é o árbitro – Santos Futebol Clube

17/07/2020
in Santos FC

Por Gabriel Santana, do Centro de Memória

Grandes jogadores promovem grandes acontecimentos, mas o maior jogador que já existiu promovia momentos únicos. Em 17 de julho de 1968, a última partida da excursão internacional do Santos ficou marcada por um fato inusitado. Após ser expulso, Pelé retornou ao jogo a pedido do público e quem acabou retirado de campo foi o árbitro Guilhermo Velázques.

No jogo que encerrava a excursão, o adversário era a Seleção Olímpica da Colômbia, no estádio El Campín, em Bogotá. A equipe santista já havia visitado Itália, Suíça, Alemanha, Estados Unidos e Canadá, e realizado 14 partidas, com 12 vitórias e apenas duas derrotas.

O amistoso teve a presença de aproximadamente 60 mil pessoas, e o Peixe foi escalado pelo técnico Antoninho com Gylmar (Laércio), Oberdan, Ramos Delgado, Orlando e Turcão; Mengálvio e Lima (Eliseu); Manoel Maria (Abel), Toninho (Douglas), Pelé e Pepe.

A partida começou com a equipe santista tomando a iniciativa, e logo aos quatro minutos Toninho Guerreiro abriu o marcador. Dois minutos depois, Arango empatou para a Colômbia. Os atletas santistas cercaram o árbitro reclamando impedimento, e Lima, o mais exaltado, foi expulso de campo. Armou-se uma grande confusão e só após um longo tempo o jogo foi retomado.

A equipe colombiana virou a partida, com gol de Gonzalez, mas a reação do Peixe não demorou muito. Com um chute rasteiro, Pelé empatou novamente o jogo.

Aos 35 minutos, um lance dentro da área colombiana mudou a história da partida. Em um ataque do Santos, Pelé foi derrubado e o árbitro Guilhermo Velázques ignorou a falta. O camisa 10 gritou por pênalti diversas vezes.

Alegando que o Rei do Futebol o havia xingado, Velázques, também conhecido como “El Chato”, expulsou o astro do espetáculo. Uma nova confusão começou.

Os santistas foram pra cima do árbitro, empurrões foram trocados e a polícia colombiana entrou em campo para apaziguar os ânimos. Porém, os mais enfurecidos estavam fora do gramado.

O público começou a protestar nas arquibancadas, pedindo que Pelé retornasse ao jogo, pois havia pagado ingresso para ver o melhor time do mundo, com o melhor do mundo em campo.

Depois de muita discussão, o Atleta do Século retornou ao jogo, e quem saiu de campo foi o árbitro Velázques. O auxiliar Omar Delgado assumiu o lugar de “El Chato” e o primeiro tempo foi encerrado.

imagem17-07-2020-07-07-49

No segundo, o Santos virou o placar, com gols de Toninho aos sete e Pepe aos 20 minutos. A partida foi encerrada com o placar de 4 a 2 para o time santista, mas nos bastidores o jogo continuou.

O árbitro expulso, com um olho inchado devido a uma pancada de autor desconhecido, foi até a delegacia apresentar queixa contra os jogadores do Santos. A equipe santista foi levada ao local, assim como dirigentes do futebol colombiano.

Após horas, a delegação alvinegra foi liberada. O árbitro Guilhermo Velázques terminou suspenso por 25 dias por incapacidade técnica e os atletas do Santos fizeram um pedido de desculpas pelas retaliações a “El Chato”.

Por fim, após mais uma movimentada e vitoriosa excursão, encantando por onde passasse e superando qualquer obstáculo, o Peixe voltou ao Brasil no dia 19 de julho, pronto para novas aventuras.

Fonte: www.santosfc.com.br/expulso-pele-volta-a-campo-a-pedido-do-publico-e-quem-sai-e-o-arbitro

Compartilhe isso:

  • WhatsApp
  • Imprimir
  • Tweet
  • Telegram
  • Threads

Podcast

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite a página Política de Privacidade.