segunda-feira, 25 agosto, 2025
No Result
View All Result
Folha Nobre
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente
Folha Nobre
No Result
View All Result
Folha Nobre
No Result
View All Result

Assinada autorização para uso do Kartódromo do Guará – Brasília

18/07/2020
in Distrito Federal

imagem18-07-2020-10-07-00Termo de uso foi assinado no gabinete da secretária Celina Leão (Esporte e Lazer) | Foto: Administração Regional do Guará

Foi assinado nesta sexta-feira (17) o termo de autorização de uso do Kartódromo Ayrton Senna, no Guará II, pela Associação dos Pilotos, Mecânicos e Usuários do Kartódromo de Brasília (Askart). O espaço, que já recebeu grandes nomes nacionais da modalidade, estava fechado há meses por falta de autorização legal para o seu funcionamento. A prática do automobilismo pelo grupo está autorizada até que seja realizada a Parceria Público-Privada (PPP) para concessão do local.

“Nós vamos trabalhar de outra forma. Tudo regulamentado e com respaldo jurídico é muito importante”Dibo Moisés Neto, presidente da Askart

A iniciativa atende ao parecer jurídico da Procuradoria-Geral do DF (PGDF) que autoriza a transferência da gestão e administração do kartódromo para a Secretaria de Esporte e Lazer, onde o termo de uso foi assinado. No parecer, a PGDF destaca a “Lei 6.532, de 8 de abril de 2020 (artigo 3º, parágrafos 1° e 3°), que permite a autorização de uso de forma precária e temporária, restrita ao período necessário para a realização de licitação e formalização do respectivo contrato, podendo ser dada preferência aos atuais ocupantes”.

A Askart deve pagar uma taxa de R$ 4,7 mil para utilizar o local. Durante os seis meses que o kartódromo permaneceu fechado, a associação foi obrigada a encerrar as atividades por falta de outro espaço adequado para dar continuidade aos trabalhos. Entre pilotos, mecânicos e usuários, mais de 140 pessoas estão filiadas à associação.

A gestão atual da Administração Regional do Guará foi fundamental no desenrolar do acordo. “Quando a nossa gestão assumiu, tomou conhecimento sobre a questão do convênio sobre uso do kartódromo, vencido, que a sua utilização estava irregular. Tomamos todas as medidas para regularizar a situação, e isso foi possível devido à decisão da procuradoria sobre a transferência da carga patrimonial para a Secretaria de Esportes. Essa assinatura traz a legalidade para que os treinos retornem”, relata a administradora do Guará, Luciane Quintana, presente ao ato de assinatura.

A expectativa é de que todo o processo da PPP seja finalizado em até um ano. “É uma luta de mais de 10 anos para solucionar esse problema. Agora as pessoas que estão lá vão ter a segurança jurídica para permanecerem até a realização da PPP. Eles irão retomar todas as atividades que aconteciam no local. Foi determinado um contrato pelo nosso governador, Ibaneis Rocha, para que a questão fosse solucionada provisoriamente, juntamente com a Administração do Guará”, ressalta a secretária de Esporte e Lazer, Celina Leão.

Paralisação

Localizado no Centro Administrativo Vivencial e Esportivo (Cave), o Kartódromo do Guará já foi palco de grandes competições nacionais e, se não fosse a pandemia de Covid-19, receberia em novembro uma prova classificatória para o Mundial de Kart. A competição deste ano estava prevista para o município de Barueri, em São Paulo.

O evento mais recente realizado na pista do Guará foi em dezembro de 2019, depois do que foi verificado um breve período de desocupação. Até a assinatura do documento as licenças precisavam ser retiradas individualmente para a realização de cada iniciativa.

Leia também

imagem18-07-2020-10-07-03

Mais de R$ 2 milhões em obras no Guará 

Presidente da Askart, Dibo Moisés Neto destaca que, mesmo em caráter provisório, o contrato firmado hoje (sexta, 17) vai ajudar muito a classe. “Nós vamos trabalhar de outra forma. Tudo regulamentado e com respaldo jurídico é muito importante”, comemora Dibo, acrescentando que cerca de 80 famílias com atuação no setor serão impactadas direta e indiretamente com a medida.

“Brasília é conhecida como formadora de pilotos. Nós temos hoje dois campeões brasileiros de kart. Somos bem representados nesse cenário”, acrescenta.

Com a assinatura da autorização para uso, o próximo passo é elaborar um protocolo de segurança para, assim como é feito nas demais modalidades no Distrito Federal, solicitar a liberação do Governo do Distrito Federal (GDF), dentro das medidas estabelecidas, para o retorno dos treinos. A segurança e a saúde de todos os envolvidos devem ser priorizadas no processo.

História

O Kartódromo Ayrton Senna (Grupo 1) foi construído em 1974 em uma área estratégica do Distrito Federal. Durante muitos anos foi cenário para o surgimento de grandes nomes do automobilismo brasileiro, como Nelson Piquet e Felipe Nasr.

Após a sua reforma e modernização, o Kartódromo seguirá todas as recomendações técnicas para obtenção da homologação de Licença A da Confederação Brasileira de Automobilismo. A partir daí estará pronto para receber competições regionais, nacionais e até mesmo internacionais, além de contar com um kart indoor (modalidade especial, em pista coberta) e lojas especializadas.

Concessão

No site da Secretaria de Projetos Especiais (Sepe), interessados podem acompanhar as etapas dos projetos sobre a concessão do Complexo Esportivo e de Lazer do Guará, que estão divididos em dois grupos.

O Grupo 1 envolve o Kartódromo Ayrton Senna. Já o Grupo 2 reúne o Estádio Antônio Otoni Filho, o Ginásio de Esportes e o Clube Vizinhança.

* Com informações da Secretaria de Esporte e Lazer e da Administração Regional do Guará

esporte esporte e lazer GDF Guará kart kartódromo Kartódromo do Guará lazer Secretaria de Esporte e Lazer

Fonte: www.agenciabrasilia.df.gov.br/2020/07/17/assinada-autorizacao-para-uso-do-kartodromo-do-guara

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela) WhatsApp
  • Clique para imprimir(abre em nova janela) Imprimir
  • Tweet
  • Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela) Telegram
  • Clique para compartilhar no Threads(abre em nova janela) Threads

Podcast

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite a página Política de Privacidade.