sábado, 17 maio, 2025
No Result
View All Result
Folha Nobre
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente
Folha Nobre
No Result
View All Result
Folha Nobre
No Result
View All Result

O dia em que as Sereias da Vila se tornaram campeãs brasileiras – Santos Futebol Clube

19/07/2020
in Santos FC

Por Gabriel Santana, do Centro de Memória

O relógio marcava 16 minutos, e o Corinthians já havia quase aberto o placar duas vezes, além de ter a vantagem de jogar com o público a seu favor, na Arena Barueri. A torcida santista estava apreensiva, mas Sole Jaimes tratou de acalmar aos ânimos. Em um cruzamento de Maria Alves, a artilheira argentina cabeceou com precisão para marcar o gol da conquista do Campeonato Brasileiro, em 20 de julho de 2017.

A partir de 1997 o Santos profissionalizou o departamento de futebol feminino e virou um dos pioneiros na modalidade. Em 2009 e 2010 as Sereias foram bicampeãs da Taça Libertadores da América, e se estabeleceram como uma das potências sul-americanas. No ano de 2012 a categoria foi desativada, retornando em 2015. E o título brasileiro foi a conquista mais importante após o retorno.

A competição nacional estava em sua quinta edição e o plantel santista havia sido montado para conquistar o título pela primeira vez. Maurine, Sole Jaimes, Ketlen e Maria Alves eram os destaques da equipe na comandada pelo técnico Caio Couto.

A estreia das Sereias ocorreu no dia 17 de março, na Vila Belmiro contra o Foz Cataratas do Paraná. Triunfo por 3 a 0, com gols de Sole Jaimes, Patrícia Sochor e Ketlen.

As 16 equipes que disputavam a competição foram divididas em dois grupos, e o Peixe saiu na frente no grupo B. Ao fim da primeira fase, o Santos disputou 14 jogos, com 11 vitórias, um empate e apenas duas derrotas. Marcou 28 gols e sofreu outros 10.

Classificadas em primeiro lugar, as Meninas da Vila enfrentaram o Osasco Audax-SP nas quartas de finais, e com uma vitória por 3 a 0 e um empate por 0 a 0, classificaram-se para as semifinais. Na fase seguinte, o Iranduba-AM foi o adversário, e com dois triunfos o Santos se qualificou para as finais. O primeiro jogo das semifinais foi disputado na Arena da Amazônia, e 25.371 pessoas estiverem presentes, estabelecendo o maior público do futebol feminino brasileiro até então (a final do Campeonato Paulista em 2019 entre Corinthians e São Paulo registrou o número de 28.862 pessoas).

Final diante do rival

O Corinthians era o último obstáculo santista para enfim conquistar seu primeiro título brasileiro. A equipe paulistana teve uma melhor campanha até chegar às finais, e por isso levava vantagem na disputa.

A primeira partida foi realizada na Vila Belmiro, em 13 de julho. A diretoria do Alvinegro resolveu abrir os portões, e teve uma grata surpresa. Quase 16 mil pessoas compareceram ao jogo, registrando o maior público santista na Vila Belmiro no ano de 2017.

A torcida do time praiano deu um show no Estádio Urbano Caldeira, e incentivou as Sereias da Vila rumo à vitória. Elas iniciaram em cima da equipe corintiana, e chegaram ao primeiro gol aos 15 minutos. Em uma falha da zaga do Corinthians, a artilheira Sole Jaimes se aproveitou e abriu o marcador para o Peixe. A bola sobrou para a camisa 9 e ela empurrou para as redes.

O público se entusiasmou ainda mais com o Santos na frente, e cantou seguidamente para incentivar as Sereias. O adversário se abalou com a pressão, e cincos minutos depois, em um toque de classe a meio-campista Patrícia Sochor encobriu a goleira corintiana e marcou um lindo gol na Vila Belmiro. A partida terminou em 2 a 0, e o Peixe poderia perder por até um gol de diferença na grande final que ainda seria campeão.

A decisão foi realizada na Arena Barueri, e as Sereias da Vila foram escaladas da seguinte forma: Dani Neuhaus, Katiuscia, Camila, Carol Arruda e Dani Silva; Brena (Cida), Maria e Maurine (Tayla); Ketlen (Giovana), Patricia Sochor e Sole Jaimes. Edina Alves Batista foi a árbitra escolhida para o jogo.

O Corinthians precisava de uma vitória por dois gols de diferença para levar a decisão para os pênaltis, e um triunfo de três gols para conquistar o troféu, e, portanto tomou a iniciativa na partida.

Aos 2 e aos 8 minutos o time corintiano quase abriu o placar, e o Santos não havia passado do meio campo. Mas o poderio ofensivo das Sereias da Vila não precisava de muito para balançar as redes. Em um ataque certeiro, aos 16 minutos, Maria cruzou e colocou a bola na cabeça de Sole Jaimes, para fazer 1 a 0 e deixar o Santos ainda mais próximo do título. Foi o 18º gol da argentina, a artilheira da competição.

Com a grande desvantagem nas somas dos placares, o Corinthians pressionou ainda mais. As investidas corintianas não surtiram efeito, e o primeiro tempo terminou 1 a 0.

Na volta do intervalo, o time do Parque São Jorge continuou pressionando sem levar muito perigo ao gol santista. E foi Sole Jaimes que quase marcou outro gol para o Peixe em um chute de longa distância aos 7 minutos.

Apenas aos 27 minutos, em uma cobrança de escanteio, o Corinthians levou perigo, quando a bola ficou rente à trave, e a goleira Dani a segurou antes que ela entrasse por completo.

Aos 48 minutos, a árbitra encerrou a partida, e as Sereias da Vila iniciaram a grande festa na Arena Barueri. A capitã Maurine levantou a linda taça de Campeãs Brasileiras de 2017, que agora está eternizada no nosso Memorial das Conquistas.

A taça coroou o trabalho iniciado em 2015, e as Meninas da Vila estavam de volta as grandes conquistas e no topo do futebol feminino, local que estão acostumadas a frequentar.

Estatísticas das Campeãs

Foram 20 jogos disputados, com 16 vitórias, dois empates e apenas duas derrotas. As Sereias marcaram 39 gols e sofreram outros 13.

Sole Jaimes foi a artilheira do Campeonato com 18 gols marcados. As seguintes atletas também balançaram as redes: Ketlen marcou 8 gols, Patrícia Sochor marcou 4 gols, Maurine e Brena marcaram 3 gols e Maria Alves e Dani Silva marcaram um gol cada um. Um gol contra ainda foi marcado a favor do Peixe.

Para conquistar o título, o técnico Caio Couto utilizou 25 atletas. Ketlen foi a única jogadora que disputou todas as 20 partidas. A goleira Dani Neuhaus, Dani Silva, Patrícia Sochor e Sole Jaimes disputaram 19 jogos. As demais vitoriosas da campanha foram as seguintes: Katiuscia, Carol Arruda, Maria Alves, Maurine, Suzane Pires, Brena, Camila, Cida, Erikinha, Juliete, Karen, Tayla, Giovana Perpetuo, Sandrinha, Angelina, Kelly, Natane, Dida, Chaiane e Jaqueline.

Fonte: www.santosfc.com.br/o-dia-em-que-as-sereias-da-vila-se-tornaram-campeas-brasileiras

Compartilhe isso:

  • WhatsApp
  • Imprimir
  • Tweet
  • Telegram
  • Threads

Podcast

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite a página Política de Privacidade.