Após as declarações do vice-presidente da República, Hamilton Mourão, o concurso IBAMA (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais) volta a ser pauta, e edital está em estudo no Ministério do Meio Ambiente.
Edital do concurso IBAMA está em estudo
Sem contratações efetivas desde o ano de 2016, o novo concurso IBAMA voltou a ser pauta nas últimas semanas após o vice-presidente da República, Hamilton Mourão, declarar o desejo de mais agentes para órgãos fiscalizadores do meio ambiente.
Além do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis, Hamilton Mourão, que também é presidente do Conselho Nacional da Amazônia Legal, confirmou que serão realizados estudos que podem resultar na reposição dos quadros do INCRA, ICMBio e FUNAI.
Entretanto, antes de divulgar o edital de abertura, o órgão depende de um estudo que será realizado pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA), a quem é vinculado.
O Ministério do Meio Ambiente, junto com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, a quem é vinculado o INCRA, e o Ministério da Justiça e Segurança Pública, a quem é vinculado a FUNAI, vai avaliar as alternativas que irão permitir essas contratações, tendo em vista as restrições orçamentárias.
Dados do ano passado, apontavam que o IBAMA já tinha mais de 2.000 cargos vagos em seu quadro de pessoal efetivo. Atualmente, esse número já pode ter aumentado em razão de aposentadorias e outras vacâncias.
O próprio vice-presidente, Hamilton Mourão, admitiu que, junto com o ICMBio, o IBAMA atua com menos da metade do quadro. Em 2019, o órgão encaminhou ao Governo Federal um pedido de autorização de concurso público que previa um número próximo do déficit da época, em cargos de níveis médio e superior.
Em 2020, o IBAMA encaminhou ao Ministério da Economia, assim como diversos órgãos federais, a solicitação do preenchimento de vagas em seu quadro de servidores.
Ao todo, foram solicitadas 2.311 vagas para a próxima seleção do órgão, sendo 1.005 vagas para o cargo de Técnico Administrativo, 970 vagas para a função de Analista Ambiental e 336 vagas para a carreira de Analista Administrativo.