sábado, 17 maio, 2025
No Result
View All Result
Folha Nobre
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente
Folha Nobre
No Result
View All Result
Folha Nobre
No Result
View All Result

Um duelo alvinegro de muita história – Santos Futebol Clube

28/07/2020
in Santos FC

Odir Cunha, do Centro de Memória Estatísticas por Gabriel Santana e Guilherme Guarche

No futebol os resultados anteriores são pouco mais do que uma referência, mas não podem ser descartados. Em 42 partidas contra a Ponte Preta na Vila Belmiro, pelo Campeonato Paulista, o Santos venceu 29. Ocorreram, ainda, sete empates e apenas seis derrotas.

Nesses confrontos jogados no Urbano Caldeira saíram 153 gols, dos quais 111 (72%) santistas e 42 (28%) pontepretanos. Quando se analisa todos os jogos entre o Alvinegro Praiano e o do Interior, percebe-se um desequilíbrio menor: em 132 partidas, o Santos venceu 73 (55%), perdeu 33 (25%) e ocorreram 26 empates. Dos 401 gols marcados, 251 foram santistas (62%) e 150 (38%) pontepretanos.

Em três eliminatórias, 2 a 1 para o Santos

Santos e Ponte Preta já se defrontaram em três jogos eliminatórios pelo Campeonato Paulista e, curiosamente, mesmo sendo eliminado na disputa de pênaltis em 2017, a verdade é que no tempo normal o Alvinegro Praiano venceu os três confrontos.

Em 2011, com um time que seria campeão, nas quartas de final o duelo foi na Vila Belmiro e o Santos venceu por 1 a 0, com um golaço de Neymar aos 21 minutos de jogo.

Três anos depois, em 2014, novamente na Vila e também pelas quartas, o triunfo santista foi mais folgado. Cícero marcou aos 21 minutos do primeiro tempo. Geuvânio, aos quatro; Gabriel, aos 15, e Diego Cardoso, aos 34, completaram na segunda etapa os 4 a 0 finais.

Na última eliminatória entre ambos, em 2017, a Ponte venceu por 1 a 0 em Campinas, o Santos devolveu o marcador em uma noite de segunda-feira em que o Pacaembu recebeu 37.145 torcedores, mas acabou sendo eliminado nas cobranças de pênaltis.

Ironicamente, o zagueiro David Braz, autor do belo gol da vitória, em um voleio aos 15 minutos do primeiro tempo, acabou sendo o único a perder a cobrança de pênalti, o que definiu a eliminação santista.

Além dessas três eliminatórias, os dois alvinegros participaram de outras duas menos importantes no longo Campeonato Paulista de 1978: o Santos venceu a semifinal do primeiro turno por 1 a 0, com gol de Ailton Lira, e perdeu a semifinal do segundo turno por 2 a 1. Mas o que valia mesmo era o terceiro turno, que acabou dando ao Santos o seu décimo quarto título paulista.

Artilheiros santistas do confronto

1 – Pepe, 14 gols. 2 – Pelé, 11 gols. 3 – Tite, 8 gols. 4 – Coutinho e Vasconcelos, 7 gols.

Último desafio na Vila

Santos 3 x 1 Ponte Preta Campeonato Brasileiro 16 de julho de 2016, sábado Renda e público: R$ 364.360,00, 11.979 torcedores

Santos: Vanderlei; Victor Ferraz, Luiz Felipe, Gustavo Henrique e Zeca; Renato, Thiago Maia, Vitor Bueno e Lucas Lima (Elano); Gabriel (Vecchio) e Ricardo Oliveira (Rodrigão). Técnico: Dorival Júnior.

Ponte Preta: João Carlos, Nino Paraíba, Fábio Ferreira, Grolli e Reinaldo; Maycon, Matheus Jesus (Felipe Menezes), Wendel e Clayson (Giva); Rhayner e Willian Pottker (Roger). Técnico: Eduardo Baptista.

Gols: Victor Ferraz aos 20 minutos do primeiro tempo; Vitor Bueno aos 12, Gabriel aos 26 e Roger aos 39 minutos do segundo tempo.

Árbitro: Marielson Alves Silva. Cartões Amarelos: Thiago Maia, Gabriel e Zeca (Santos); Willian Pottker e Wendel (Ponte).

Fonte: www.santosfc.com.br/um-duelo-alvinegro-de-muita-historia

Compartilhe isso:

  • WhatsApp
  • Imprimir
  • Tweet
  • Telegram
  • Threads

Podcast

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite a página Política de Privacidade.