Natal – O setor de eventos, especialmente os projetos da área cultural, foi um dos mais impactados pelos efeitos provocados pela pandemia do novo coronavírus (Covid-19) e desde março deste ano, teve que se reinventar para manter a proximidade com seus públicos e plateias, compelidos a evitar aglomerações e respeitar o distanciamento. O uso da tecnologia foi o principal instrumento para a realização de eventos artísticos-culturais, através de lives que ganharam a simpatia do público, sobretudo pelo caráter solidário adotado pelos produtores e artistas. Este é o caso do grupo do projeto cultural Ribeira Boêmia que em meados de julho realizou a live “Samba Solidário em Casa”, com o objetivo de ajudar aos cantores, compositores, musicistas, operadores de som e luz, roadies, montadores, carregadores, pessoal de apoio e outros profissionais que vivenciam o drama da falta de trabalho há meses, ocasionado pela crise sanitária mundial.
Os resultados da primeira live foram tão satisfatórios que o grupo Ribeira Boêmia realizará no seu canal do Youtube uma segunda edição do “Samba Solidário em Casa” em novembro próximo com a participação de artistas potiguares. Para se ter uma ideia, a primeira live gerou a arrecadação de cerca de 6 toneladas de produtos alimentícios não-perecíveis, 400 kits de material de limpeza e higiene pessoal, além de 1.400 litros de álcool em gel e 4.600 máscaras de proteção facial, que foram distribuídas para cerca de 400 famílias cadastradas. Surpreendentes também foram os números do evento no formato digital, tendo registrado mais de 38,5 mil visualizações no canal oficial Ribeira Boêmia no YouTube, atingindo picos de 2.800 acessos simultâneos. O evento atraiu mais de 1.000 novos inscritos no canal do YouTube e 700 novos seguidores no Instagram do Ribeira Boêmia.
Economia Criativa
Para o idealizador do Projeto Cultural Ribeira Boêmia, Leonardo Galvão, que teve o projeto digital contemplado pelo Edital de Economia Criativa,o ano de 2020 tem sido de muito aprendizado e a realização da primeira live ensejou o convite para o produtor fazer a parte cultural de um evento nacional, neste mês de setembro. “Para encerrar o ano estamos planejando uma segunda live do Ribeira Boêmia em novembro. Estamos num ano atípico, de muitos desafios e aprendizado”, admite Leonardo, que atualmente conta com um elenco de 10 músicos no grupo que tem como principal objetivo promover o intercâmbio entre sambistas e músicos potiguares com artistas do gênero musical de outros estados.
O também produtor Leonardo Galvão lembra que em 2018 submeteu o projeto “Samba do Voluntário”, idealizado pelo cantor e compositor Leandro Lehart, fundador do grupo Art Popular, ao Edital de Economia Criativa e foi contemplado com o apoio financeiro do Sebrae-RN. O projeto, cujo palco teve como atração a participação de 10 grupos de samba e artistas do gênero, vindos de todo o estado, aconteceu numa tarde de domingo no estádio Arena da Dunas, em Natal, e arrecadou várias toneladas de leite em pó para instituições de assistência à pessoas carentes.
Leonardo Galvão é o único fundador, que continua como produtor e músico do grupo, criado em 2012 com o nome de Samba Ribeira Boêmia, idealizado por quatro amigos para promover o samba tradicional e a revitalização do nostálgico bairro da Ribeira, em Natal. “Especialmente num momento como esse que estamos passando, os editais de apoio à cultura, como o da Economia Criativa do Sebrae, são essenciais para viabilizar a realização de projetos culturais. A primeira live do Ribeira Boêmia teve uma audiência que extrapolou os limites do estado com acessos de pessoas do Rio, do Espirito Santo, de estados do Norte e Nordeste do país e até de pessoas que moram no exterior. Tinha muita gente de fora que não conhecia o projeto e nem a banda. Não tínhamos a real noção da amplitude do público que o Youtube poderia nos conectar. Foi muito surpreendente e incrível”, comemora o produtor, que segue tocando a vida com criatividade e muito trabalho.