Com o objetivo de apoiar a retomada dos donos de pequenos negócios no setor de alimentação fora do lar, que inclui bares, restaurantes, lanchonetes entre outras atividades, o Sebrae participa, entre os dias 26 e 28 de agosto, do 32º Congresso Abrasel. Este ano, por causa da pandemia, a iniciativa será realizada de forma online. As inscrições gratuitas já estão disponíveis no site do Congresso.
A programação inclui palestras, debates com a participação de líderes empresariais renomados e especialistas do setor, aulas-show com grandes chefs da gastronomia brasileira, bem como um espaço de feira virtual com estandes interativos com fornecedores de produtos e serviços e promoções exclusivas.
Em pesquisa realizada pelo Sebrae e Abrasel (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes), entre os meses de maio e junho, 95% dos empresários do segmento de alimentação fora do lar afirmaram que tiveram perdas no faturamento desde o início da crise. 55% dos entrevistados tiveram que demitir, suspender contratos ou reduzir a jornada de trabalho dos funcionários.
Junto à programação técnica, com painéis e palestras, os participantes do congresso poderão desfrutar da feira virtual, com a presença dos principais parceiros da entidade. E, em paralelo, é realizado o Mesa ao Vivo Brasília, pelo 9º ano consecutivo. Mais produtividade e rendimento para quem trabalha no setor.
Segundo o presidente-executivo da Abrasel, Paulo Solmucci, o formato digital do Congresso Abrasel traz ganhos disruptivos. “Sabíamos que o momento de transformar o evento físico em digital chegaria, mas não de forma tão abrupta. Tivemos que pensar e estruturar uma forma segura de produzir o Congresso e ajudar da melhor maneira na retomada do setor”, explica. “É uma grande possibilidade de expansão do evento como um todo. Podemos ter palestrantes de qualquer parte do mundo e de forma gratuita”, complementa.
Para ajudar os pequenos negócios que atuam no setor de bares, restaurantes diante dessas dificuldades, o Sebrae participará do evento com um painel voltado especialmente para analisar o cenário de financiamentos durante a pandemia. O analista de Capitalização e Serviços Financeiros do Sebrae Nacional, Giovanni Beviláqua, será mediador do painel “Financiamento de Pequenos Negócios – Cenários da Pandemia e Desafios Futuros”, com a participação da economista e professora do INSPER, Juliana Inhasz e do especialista da Secretaria Especial de Modernização do Estado da Presidência da República, Edivan Miranda. A ideia é apresentar as linhas de crédito disponíveis e discutir as oportunidades que existem atualmente no mercado de crédito.
Em levantamento feito pelo Sebrae na primeira semana de agosto, foram identificadas 183 linhas de crédito disponíveis para os pequenos negócios enfrentarem a crise, com ofertas de financiamento não só em grandes bancos, como também agências de fomento regionais, cooperativas de crédito e fintechs. Para o presidente do Sebrae, Carlos Melles, a realização do Congresso Abrasel, com foco na retomada, é uma grande oportunidade para os empreendedores do setor. “Sabemos do enorme desafio que é a retomada para os negócios de alimentação fora do lar que concentram grande parte dos pequenos negócios. Por isso, estamos apoiando o evento e contribuindo no debate sobre como ampliar o acesso a crédito, considerado neste momento essencial para os pequenos negócios”, destacou.
Retomada segura
O Sebrae também criou uma página específica para os donos de pequenos negócios do setor de bares, restaurante, lanchonetes, entre outros, com orientações e recomendações voltadas para a reabertura dos estabelecimentos. Além de e-book, o empresário tem acesso a material de apoio, com vídeos, infográficos e modelos de displays e cartazes para download. Saiba mais clicando aqui.