terça-feira, 22 julho, 2025
No Result
View All Result
Folha Nobre
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente
Folha Nobre
No Result
View All Result
Folha Nobre
No Result
View All Result

ASN – Sociedades Garantidoras de Crédito ajudam pequenos negócios a manter as portas abertas

13/09/2020
in Brasil

Sem alternativa para contornar a crise ocasionada pelo novo coronavírus, o empresário Maurício Chagas Calassa, proprietário da Sensassom Áudio System, de Guarapuava, na região Centro do Paraná, recebeu aval da Sociedade Garantidora de Crédito (SGC), o qual é associado, para obter crédito junto a uma instituição financeira cooperativa e contou ainda com a indicação das melhores condições de taxas de juros e prazo de pagamento, incluindo carência. Com todos os eventos cancelados em função da pandemia, o empresário, que atua há 34 anos no ramo de eventos, viu seu faturamento despencar.

Gerador de 12 empregos, entre diretos e indiretos, Calassa afirma que, antes da pandemia, realizava em torno de 25 eventos por mês. “O crédito bancário veio como um fôlego até que tudo volte dentro do novo normal, o que deve ocorrer a partir de novembro”, projeta. Segundo ele, o processo para a obtenção de crédito foi ágil graças ao papel de sua SGC, que concedeu as garantias necessárias e auxiliou na tomada de decisões. “É um recurso financiado pela Instituição financeira garantida pela SGC que está ajudando a manter minha empresa viva”, frisa.

O empresário está entre os 4.500 empreendedores apoiados pelas SGC neste ano. O sistema funciona como uma associação entre empresários, contando com o apoio do Sebrae, instituições financeiras e entidades públicas, com o objetivo de fornecer garantias (aval, fianças) para a obtenção de crédito. “Em linhas gerais, as SGC ajudam no acesso ao crédito, ofertam garantias, assessoram a pequena empresa durante o processo de busca de financiamento em melhores condições em termos de taxas e prazos de pagamentos. A Sociedade tem uma particularidade que é o olho no olho, conhecer a história de cada empreendedor, o atendimento personalizado e, principalmente, orientar os empresários na busca pelo crédito saudável e acompanhá-los até o final do processo”, afirma o presidente do Sebrae, Carlos Melles.

Em Maringá, na região Noroeste, a empresária Simone Daiane Rosas, proprietária do Tacoss Cozinha Mexicana, conta que, com a pandemia, precisou dispensar seis dos 12 funcionários. Para isso, utilizou parte do capital de giro da empresa. Com o objetivo de não recorrer à utilização do limite da conta no banco, a empreendedora buscou a assessoria da SGC para contornar a situação e ganhar fôlego com a despesas.

“Reabrimos há três semanas o restaurante para o atendimento presencial. Mesmo assim, tivemos uma redução no fluxo de clientes de aproximadamente 90% durante a semana e de 70% nos fins de semana. Em compensação houve um incremento no delivery, que nos dá um retorno menor do que o presencial, mas que ajuda a manter o negócio”, diz.

O empresário Júnior André Destefeni, proprietário da Refrigeração Fique Frio, em Toledo, no Oeste do Paraná, que já era associado a SGC antes mesmo da pandemia, buscou novamente auxílio para obter crédito junto a uma Instituição Financeira parceira visando minimizar os impactos da crise. A primeira medida adotada na empresa, fundada há 28 anos, foi o corte de despesas, com o objetivo de manter os 12 postos de trabalho. Posteriormente, houve a necessidade de buscar crédito. Aproximadamente 30% do recurso obtido, segundo ele, será utilizado para capital de giro da empresa e o restante para futuro investimentos. “Com o cenário incerto, ainda não tenho definido no que vou investir, mas acredito que já tivemos outros períodos instáveis economicamente e politicamente no país. É preciso se reinventar, ter um mix de produtos e serviços e estar presente nas mídias digitais”, reforça.

No Brasil existem 14 SGC em operação que juntas já concederam garantias de crédito há mais de 17 mil pequenos negócios, representando o volume de R$ 522 milhões em garantias e R$ 732 milhões em crédito concedido junto a Instituições Financeiras conveniadas. O Sebrae é parceiro das SGC por meio da disponibilização de recursos para a formação de Fundo de Risco Local (FRL), os quais juntamente com recursos de parceiros e da própria SGC, possibilitam o apoio a pequenas empresas formalizadas na concessão de garantias de crédito para os pequenos negócios.

Fonte: www.agenciasebrae.com.br/sites/v/index.jsp?vgnextoid=b56e925cc3d74710VgnVCM1000004c00210aRCRD&vgnextfmt=default

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela) WhatsApp
  • Clique para imprimir(abre em nova janela) Imprimir
  • Tweet
  • Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela) Telegram
  • Clique para compartilhar no Threads(abre em nova janela) Threads

Podcast

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite a página Política de Privacidade.