terça-feira, 13 maio, 2025
No Result
View All Result
Folha Nobre
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente
Folha Nobre
No Result
View All Result
Folha Nobre
No Result
View All Result

Recopa Sul-americana, o título que faltava – Santos Futebol Clube

25/09/2020
in Santos FC

Por Gabriel Santana, do Centro de Memória

Em 1968 o Santos conquistou as suas duas primeiras Recopas: a Sul-americana e a Mundial. Apenas equipes campeãs do mundo participavam daquela competição. A atual Recopa Sul-americana consiste no confronto entre os campeões da Taça Libertadores e da Copa Sul-americana. Esse título, que ainda faltava para o Peixe, foi conquistado em 26 de setembro de 2012, com uma vitória sobre a Universidad de Chile, no Pacaembu, e a taça que faltava agora está exposta no Memorial das Conquistas da Vila Belmiro.

Em 2011 a torcida pôde sorrir à toa. Além de conquistar o Campeonato Paulista, o Santos voltou a vencer a Copa Libertadores da América, após 48 anos. A conquista concedeu ao clube uma vaga no Mundial Interclubes e o direito de disputar a Recopa Sul-Americana no ano seguinte.

O primeiro confronto da grande final foi realizado em Santiago do Chile, em 22 de agosto. O time santista dominou o primeiro tempo, apesar do bom adversário e do entusiasmo dos 45 mil torcedores chilenos. Perdeu diversas chances, entre elas um pênalti cobrado por Neymar. Na segunda etapa, a Universidad equilibrou o jogo, mas a partida acabou sem gols, deixando a decisão para o jogo em São Paulo.

O segundo título no Centenário

A torcida santista já havia comemorado um título no tão esperado ano do centenário, o Campeonato Paulista de 2012, e queria mais. Um público de 22 388 pagantes foi até o Pacaembu, esperançoso de comemorar mais um título internacional.

Escalado por Muricy Ramalho, o Santos foi a campo com Rafael, Bruno Peres (Éwerton Páscoa), Bruno Rodrigo, Durval, Léo (Gérson Magrão), Adriano, Arouca, Felipe Anderson, Patito Rodríguez (Miralles), Neymar e André.

Após um começo melhor da equipe chilena, o Alvinegro equilibrou o jogo e aos 27 minutos tratou de dar a primeira alegria da noite ao torcedor. Neymar recebeu a bola de Felipe Anderson na entrada da área, tocou rápido para André e recebeu de volta de frente para o gol. Com toda a sua categoria, o camisa 11 tocou no canto direito, sem chances para o goleiro Johny Herrera.

O Santos criou mais algumas chances claras de gol no primeiro tempo, por meio do trio Felipe Anderson, Patito Rodriguez e Neymar, mas não ampliou o marcador.

Na volta do intervalo, a Universidad de Chile não esboçava reação e o Santos continuava controlando a partida. Aos 15 minutos, após cruzamento de Neymar, o zagueiro Bruno Rodrigo aproveitou seu 1,86 metro de altura para marcar o segundo gol do Peixe.

O time chileno não tinha mais forças para reagir, e restou ao Alvinegro apenas esperar o apito final do árbitro uruguaio Martin Vázquez para comemorar o seu 9º título oficial internacional.

Neymar, capitão da equipe naquela noite, fez questão de chamar Edu Dracena, o capitão oficial do time – que, contundido, não pôde atuar naquela final – e Léo, um dos mais experientes do elenco, para levantar a taça junto a ele. A Recopa foi o sexto título oficial do Santos em três anos, média de dois por temporada.

Fonte: www.santosfc.com.br/recopa-sul-americana-o-titulo-que-faltava

Compartilhe isso:

  • WhatsApp
  • Imprimir
  • Tweet
  • Telegram
  • Threads

Podcast

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite a página Política de Privacidade.