sábado, 31 maio, 2025
No Result
View All Result
Folha Nobre
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente
Folha Nobre
No Result
View All Result
Folha Nobre
No Result
View All Result

Concurso Polícia Penal TO: Governo envia PEC para criação da carreira!

12/11/2020
in Concursos

Foi enviada pelo governo do Tocantins, a PEC (Proposta de Emenda Constitucional) favorecendo a realização do novo concurso Polícia Penal TO.

Ainda no Estado, o concurso PM TO irá ofertar 1 mil vagas para Soldado. ⇒ Saiba mais ⇐

Governo envia PEC para novo concurso Polícia Penal TO

A mesa diretora da Assembleia Legislativa do Estado do Tocantins promulgou, em publicação do dia 10 de novembro, a PEC 01/2020 (Proposta de Emenda Constitucional). Se aprovado, o projeto pode favorecer a realização do novo concurso Polícia Penal TO.

De autoria do Governo do Tocantins, a medida foi protocolada pelo estado no mês de outubro de 2020. Segundo informações da PEC, deve ser criada a Polícia Penal do Tocantins.

A partir da sua criação, a instituição será vinculada à Administração Pública e responsável pelo Sistema Penal do estado. Para preencher o quadro de servidores, um concurso Polícia Penal TO terá que ser realizado.

“O preenchimento do quadro de servidores da Polícia Penal será feito, exclusivamente, por meio de concurso público e da transformação dos cargos de carreira dos atuais agentes de execução penal e dos cargos públicos equivalentes”, informa o Art.2 da EC.

Os novos Policiais Penais (antes Agentes Penitenciários), irão atuar no combate ao crime dentro dos presídios. As principais mudanças nos certames com a criação da Polícia Penal são:

  • Transformação dos cargos de agente penitenciário em policial penal;
  • Equiparação dos agentes penitenciários aos policiais (poder de investigação, salários e benefícios, por exemplo);
  • Segurança dos estabelecimentos penais e escolta de presos.

A iniciativa está de acordo com a necessidade de adequação à nova redação da Constituição Federal (CF). Após a promulgação da Emenda Constitucional n° 104, de 04 de dezembro de 2019, alguns itens da Constituição Federal passaram por alterações, criando assim as polícias penais federal, estaduais e distrital.

imagem12-11-2020-13-11-30

Conforme o texto aprovado pelo Congresso Nacional, no mês de dezembro de 2019, os Agentes Penitenciários serão transformados em Policiais Penais. Porém, a regulamentação do cargo fica sob a responsabilidade de cada estado.

No Estado do Tocantins, após a criação da instituição, uma lei irá definir a estrutura e o funcionamento das Polícias Civil e Penal, observando os preceitos desta e da Constituição Federal.

Governador destaca servidores públicos

No mês de outubro de 2020, ao enviar a PEC à Assembleia Legislativa do Tocantins, foi destacado pelo governador Mauro Carlesse, que a proposta era mais um avanço de sua gestão, em relação à valorização do servidor público.

“Dentro das possibilidades, essa gestão tem buscado as maneiras corretas de valorizar cada vez mais o servidor público. Essa PEC é mais uma delas, que atende à demanda de uma categoria de extrema importância para toda a sociedade tocantinense”, relatou o governador.

Já o secretário da Cidadania e Justiça, Heber Fidelis, afirmou que a demanda sobre a criação da Polícia Penal é um anseio justo à categoria.

“Demos mais um passo rumo à regulamentação da instituição, que vem garantindo não só a segurança interna das unidades penais, mas também a responsabilidade na execução penal, o compromisso com a ressocialização e a garantia da segurança à toda a sociedade”, disse Fidelis.

Ainda em outubro, o deputado estadual Olyntho (PSDB), declarou apoio e disse que iria se empenhar ao máximo para que a PEC, que cria a Polícia Penal no Estado, fosse aprovada no plenário da Assembleia o mais rápido possível.

“Podem contar com nosso apoio na aprovação desta matéria tão importante para a Segurança Pública do Tocantins. Tenho reunido com integrantes e Associação, tanto em Palmas quanto em Araguaína, e conheço de perto o trabalho da categoria”, salientou Olyntho.

Fonte: www.novaconcursos.com.br/portal/noticias/concurso-policia-penal-to-carreira

Compartilhe isso:

  • WhatsApp
  • Imprimir
  • Tweet
  • Telegram
  • Threads

Podcast

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite a página Política de Privacidade.