Preocupado com o avanço dos casos positivos de coronavírus em Rondônia e também com a superlotação dos leitos de UTI, o prefeito de Cujubim, Pedro Fernandes, sugeriu ao presidente da Associação Rondoniense dos Municípios (Arom) e prefeito de Urupá, Célio Lang, a união dos municípios de Rondônia para aquisição de vacinas contra a Covid19.
A ideia ganhou força e as tratativas para compra de vacinas começaram na noite desta segunda-feira, 01, por meio de uma reunião dirigida pelo presidente da Arom, Célio Lang, e que contou com a participação de prefeitos de diversas cidades.
O objetivo é realizar a aquisição das vacinas em grande lote, que com a participação dos municípios de Rondônia, trará melhores preços de compra e agilidade na entrega destes lotes. “Não podemos ficar esperando sem fazer mais pelas pessoas de nossos municípios. As vacinas já existem, mas estão demorando pra chegar até aqui. A união dos municípios poderá agilizar um pouco mais a imunização da população”, frisa Pedro Fernandes.
Para avançar com a compra das vacinas, os prefeitos definiram que com o apoio da Arom, o Consórcio Público Intermunicipal de Rondônia (Cimcero) ficará responsável em buscar junto aos laboratórios as cotações e tomará as providências legais e necessárias para efetuar a compra em conjunto aos municípios interessados.
“Existe toda uma mobilização para que possamos tornar isso realidade. O projeto depende da ajuda dos conselhos municipais de Saúde de cada cidade, dos vereadores e da agilidade de nossos técnicos em vencer a burocracia para trazer tamanho benefício para as pessoas”, destaca o prefeito Pedro ao mencionar que já existem conversas com laboratórios que garantem o quantitativo necessário de vacinas a um curto e médio prazo.