Neste dia 15 de março atingimos a triste marca de 72 óbitos por Covid-19 durante toda pandemia no município de Jaru.
Os números oficiais registram até o momento, 67 óbitos, porém ainda falta computar cinco óbitos ocorrido do final de semana até esta terça-feira (16).
Somente nestes dois meses e meio de 2021, foram registradas 37 mortes em decorrência do Novo Coronavírus, sendo destas 21 mortes em apenas 15 dias. Os números deste ano já são superiores as 35 mortes registradas durante o ano inteiro de 2020.
O primeiro caso da doença no município foi registrado em abril de 2020 já a primeira morte, em junho do referido ano, sendo este um adolescente de 16 anos.
Conforme o gráfico abaixo de evolução da doença, o número de contaminação oscilou entre períodos de queda, estabilidade e aumento exponencial.
Mas já o gráfico de mortes se manteve em uma curva ascendente apresentando apenas uma leve estabilidade entre os meses de outubro e dezembro de 2020, após esta data as mortes só continuaram subindo chegando ao pico de mortes neste mês de março, onde foram registrados em apenas 15 dias um aumento de 43% no número de óbitos.
Diante da gravidade da situação as autoridades municipais em saúde lembram a sociedade que a pandemia não passou, pelo contrário, vive seu pior momento e solicita a colaboração e contribuição da sociedade na adoção de medidas de segurança de combate a proliferação do Novo Coronavírus, e tentar evitar ao máximo um possível contagio, pois o sistema de saúde de Rondônia já está colapsada e não possui leitos de UTIs disponíveis.
Fonte: G1