Morreu hoje aos 99 anos o príncipe Philip, marido da rainha Elizabeth 2ª. O anúncio foi feito através das redes sociais da família britânica.
“É com profunda tristeza que Sua Majestade, a Rainha anunciou a morte de seu amado marido, Sua Alteza Real, o Príncipe Philip, Duque de Edimburgo. Sua Alteza Real faleceu pacificamente esta manhã no Castelo de Windsor”, informou a conta da realeza.
O Palácio de Buckingham não informou a causa da morte.
Philip foi internado no hospital King Edward VII no dia 16 de fevereiro, em Londres. Alguns dias depois, a coroa disse que ele estava tratando de uma infecção.
O Duque de Edimburgo — um dos títulos de Philip — chegou a fazer um procedimento no coração em outro hospital, o St Bartholomew (São Bartolomeu), no dia 5 de março. Um porta-voz da realeza informou que a cirurgia tinha sido bem sucedida.
Ele recebeu alta no dia 16 de março, após cerca de um mês internado.
Não foi o procedimento de saúde feito pelo pai do príncipe Charles e avô de Harry e William: ele foi submetido a uma operação de emergência em 2011 para desobstruir uma de suas artérias.
Philip já tinha recebido a primeira dose da vacina contra a covid-19, assim como a mulher, rainha Elizabeth.
Nascido na ilha grega de Corfu, o Duque de Edimburgo se casou com a então princesa Elizabeth em 1947, mas já a conhecia desde 1939 — ele era aluno da Marinha britânica.
Na ocasião, ele tinha 18 anos e ela, 13. Philip teria que acompanhar a futura rainha e sua irmã Margaret durante uma visita a um centro de treinamento da Marinha.
Com o casamento, Philip obteve nacionalidade britânica e abdicou dos títulos gregos e dinarmaqueses. Em 1952, ele viu a mulher assumir o trono da realeza com a morte do sogro, o rei Jorge 6º.
Ele se afastou das atividades militares — que havia atuado ativamente na Segunda Guerra Mundial —, como retratado na série “The Crown”, da Netflix.
Oficialmente, ele estava aposentado desde 2017 de suas atividades e funções reais, devido à sua idade.
A família retirou o site oficial do ar e colocou uma homenagem para o companheiro de Elizabeth, que completaria 100 anos em junho.
A família real junta-se a pessoas de todo o mundo no luto por sua perda.
Fonte:Uol