Neste sábado, a gente te convida a explorar as matas da Reserva de Desenvolvimento Sustentável de Mamirauá, no estado do Amazonas, em busca das ‘rainhas das florestas’. Com as cheias, as onças-pintadas ficam na copa das árvores, comportamento adotado para a sobrevivência na selva.
De lá, vamos para Minas Gerais navegar pela represa de Furnas atrás dos tucunarés e das tabaranas.
Na cozinha, a dica é viajar para o Uruguai através dos sabores: aprenda a preparar um churrasco uruguaio com molho chimichurri.
TG Nº 1045
Onças se adaptam à floresta alagada
Na região Centro-Oeste do Amazonas, o maior felino das Américas encontra refúgio para viver em uma das áreas da atuação no Instituto Mamirauá: a Reserva de Desenvolvimento Sustentável de Mamirauá.
Estima-se que mais de mil onças circulem pela área protegida. Mas como será que é a vida do animal que está no topo da cadeia alimentar? Com alguns indivíduos monitorados, pesquisadores revelam curiosidades sobre eles. Como, por exemplo, o fato de viverem três meses sobre a copa das árvores. Esta é uma adaptação do animal para sobreviver à época de cheia, quando boa parte da floresta fica tomada pela água. Nosso time se embrenhou na mata para ficar frente a frente com a fera.
Churrasco uruguaio
A receita deste fim de semana vai te levar até o Uruguai! A dica é fazer o Tbone, corte especial de filet mignon com bife de chorizo. O acompanhamento é o molho chimichurri, receita típica que será revelada com exclusividade na Hora do Rancho.
Pescaria entre cânions
Neste sábado o TG ainda te convida a navegar pelo “mar” de Minas Gerais. Na Represa de Furnas, a aventura é atrás das tabaranas e dos tucunarés.
Além da pescaria, vamos explorar os cânions e as cachoeiras, apreciando uma bela paisagem.
Programa Terra da Gente*
Rua Regina Nogueira, 120 – Jardim São Gabriel
CEP: 13.045-290 – Campinas – SP
Telefones: (19) 3776-6488/ 3776-6460 e 3776-6593
Envie fotos, vídeos e sugestões para Você no TG para o nosso WhatsApp: (19) 99635-9523.
*O programa Terra da Gente é exibido aos sábados, a partir das 14h, pela EPTV, afiliada da Rede Globo, nas regiões de Campinas, São Carlos, Ribeirão Preto e Sul de Minas Gerais. É exibido também para todo o Brasil, aos domingos, às 7h, por antena parabólica (canal Superstation da Globo) e para outros países pelo Canal Internacional da Globo.
Fonte: G1