Que oferta! Como você pode resistir? Unidade com os outros! Toda substância preciosa! Casas cheias de despojos! Cuidado! A morte e o inferno estão escondidos nas palavras. O mundo não o incita a pecar oferecendo dor e problemas. Ele o seduz ao oferecer amizade, prazer e sucesso. Mas nem tudo que reluz é ouro, e o pecado trará sua ruína total.
Aqui está uma lição sobre a pressão dos pares. Salomão advertiu seu filho para rejeitar os pecadores, atraindo-o a participar com eles em sua tolice ( Pv 1:10 ). Ele alertou contra suas promessas de unidade e bom sucesso ( Pv 1: 11-14 ). E ele concluiu dizendo a seu filho para ficar longe de seus pecados e do terrível julgamento que certamente viria sobre eles ( Pv 1: 15-19 ).
Grande parte da sabedoria é rejeitar amigos ímpios. É um aviso comum das Escrituras ( Êx 23: 2 ; Sl 1: 1 ; 26: 4-5 ; 101: 1-8 ; I Co 15:33 ; IICo 6: 14-17 ; Tg 4: 4 ). Mas Salomão enfatizou isso para a segurança de seu filho ( Pv 1:15 ; 4: 14-15 ; 9: 6 ; 13:20 ; 14: 7 ; 19:27 ). Bons pais estarão vigilantes para proteger seus filhos das influências ímpias de amigos maus.
Todo pecado oferece um motivo desejável, grande prazer ou promessa de sucesso; do contrário, os homens não pecariam. Eva pensou que ela poderia se tornar como Deus, se ela comesse o fruto proibido. Samson pensou que Delilah o faria feliz. Ananias e Sapphira pensaram que poderiam ficar com parte do dinheiro e ainda serem grandes doadores na igreja. O pecado é uma mentira enganosa!
Pode haver algum prazer de curto prazo no pecado, como a Bíblia admite ( Hb 11:25 ), mas nunca chegará perto das consequências condenatórias e destruidoras do pecado. Ló tinha certeza de que a bela subdivisão com boas escolas perto de Sodoma beneficiaria sua família – em seu pior pesadelo, ele não conseguia imaginar o que realmente aconteceu com sua família de sete pessoas.
O pecado mente! Luxurias mentem! Dizem que o prazer será grande e as consequências, pequenas. A Bíblia adverte sobre a natureza enganosa das concupiscências e do pecado ( Ef 4:22 ; Hb 3:13 ). Amnon queria tanto sexo com sua irmã Tamar que adoeceu, mas depois de cometer o ato hediondo, ficou pior do que antes, vivia em constante medo e foi morto por isso ( II Sm 13: 1-39 ).
O diabo e seu mundo fazem ofertas tentadoras. Eles raramente admitem que odeiam a Deus, querem violar Sua palavra e não podem esperar pelo inferno. Eles aparecem como um anjo de luz e ministros da justiça dizendo como você deve ter seu bolo e comê-lo. Satanás vem como outro Jesus, apresentando um evangelho popular e exalando outro espírito ( IICo 11: 3-4 , 13-15 ).
São os tempos perigosos dos últimos dias: os sedutores do mal estão piores do que nunca ( IITm 3: 1-13 ). O cristianismo carnal está cheio deles. Uma de suas doces mentiras para comprometer a verdade é a oferta de crescimento – você pode ter uma mega-igreja – assim como os assassinos neste provérbio. Mas Paulo condenou a multidão de fins justificam os meios e sua avaliação herética da piedade pelo ganho ( ITm 6: 3-5 ). Ele disse a Timóteo para se afastar de tais homens (ITm 6: 5 ).
Qual é a cura para esses tentadores mentirosos? “Mas a piedade com contentamento é grande ganho” ( ITm 6: 6 ). A pressão dos colegas não pode afetar um homem comprometido com a piedade e contente com o que possui. Sedutores não têm abertura na vida de um homem assim. Paulo advertiu mais sobre os perigos graves da ambição mundana ( ITm 6: 7-10 ). Moisés deve ser o seu exemplo: ele abandonou todas as oportunidades do Egito para sofrer com o povo de Cristo ( Hb 11: 24-26 ).
O pecado mente! Luxurias mentem! O que você fará quando for condenado e for tarde demais para desfazer sua tolice ( Pv 5: 12-14 )? O que você fará quando estiver ofegante para dar o último suspiro ( Pv 5:11 )? Os pecados de sua juventude vão punir seus pensamentos finais – antes que Deus o confronte por suas luxúrias na fornalha de um inferno em chamas. Em quem você vai acreditar hoje – em Deus e em seus avisos na Bíblia, ou em seus desejos pecaminosos mentirosos? Fuja dos desejos da juventude – agora ( IITm 2:22 )!