Alguns convites não são ofertas do tipo pegar ou largar! Se você os ignora ou os recusa, você implora pela ira dos convidados. Se um chefe o convida para uma reunião ou um rei para um jantar, é melhor você aparecer. O mesmo acontece com a oferta de sabedoria de Deus. A Senhora Sabedoria chama os homens, e é melhor eles aceitarem sua oferta, ou ela zombará deles em sua calamidade ( Pv 1: 20-33 ). Deus não deve uma resposta ou ajuda aos homens que negligenciam a verdade ou brincam com o pecado ( Sl 66:18 ; Is 9: 1-2 ).
Verdade e sabedoria não são direitos: são privilégios. Ele ofereceu a verdade e a vida eterna no Éden; Adão e Eva escolheram a mentira e a morte do diabo. Eles fizeram uma escolha terrível. Ele deu a eles as consequências. A maioria faz a mesma escolha todos os dias – a mentira do diabo e a morte que ela traz são melhores do que a verdade de Deus e a vida eterna. Portanto, Ele é santo e justo para esconder a verdade dos homens ( Amós 8: 11-14 ; Mt 11: 24-26 ; 13: 10-17 ; Rm 11: 7-10 ; etc.).
Ele declara a verdade a cada dia e noite pelos céus e pelas bênçãos da vida ( Sl 19: 1-6 ; Atos 14:17 ). Os homens não têm desculpa, porque Ele se revela claramente às suas mentes ( Rm 1:20 ). O problema são seus corações! Eles odeiam Sua autoridade e desprezam Suas leis, então se rebelam contra a idolatria ou a evolução para eliminá-Lo. Ele justamente os cega e reconfigura suas mentes para abusar uns dos outros com perversões sexuais ( Is 44: 9-20 ; Rm 1: 21-32 ).
Ele declara a verdade por meio de Suas escrituras inspiradas, a Bíblia, que é pregada por homens escolhidos ( Sl 19: 7-11 ; Is 8:20 ; IITm 3: 16-17 ). Mas os homens odeiam a Bíblia pelas mesmas razões – a autoridade e as regras de um Criador soberano que restringem a luxúria que grita dentro de si. Em um julgamento justo, Ele envia ilusões para acreditar em mentiras e ser condenado ( IITs 2: 9-12 ).
O rei Acabe rejeitou o profeta de Deus Micaías, então o Senhor deu a ele o que ele queria – uma mentira lisonjeira ( IRs 22: 1-18 ). Então Micaías descreveu graficamente a escolha de Deus de um espírito mentiroso para levá-lo à batalha para matá-lo ( IRs 22: 19-40 ). Deus é justo. Se você valorizar algo em seu coração mais do que a verdade, Ele o enganará ( Ez 14: 1-11 ). Se você acha que pode sobreviver sem a sabedoria Dele, Ele o cegará e o destruirá ( Is 29: 9-16 ).
Israel recebeu a bênção ou maldição do Antigo Testamento ( Dt 28: 1-14 ; 28: 15-68 ). E foi oferecida bênção ou maldição do Novo Testamento ( Mt 21: 33-46 ; 22: 1-7 ). Paulo fez uma grande comparação deles como uma advertência aos hebreus ( Hb 3: 7-19 ; 4: 1-11 ). Cuidado!
Como você costumava hoje buscar a vontade de Deus para sua vida? A sabedoria chama você a partir deste provérbio e do resto da Bíblia. Você vai investir 1% do hoje, que é 14 minutos e 24 segundos, para aprender? Se não, cuidado! Amanhã poderá ser muito tarde. O Deus vivo e verdadeiro não tem obrigação de esperar que você fique sério ( Pv 29: 1 ; Ap 2: 21-23 ).