A sabedoria ri. Ha-ha! A sabedoria zomba. Você não é tão duro agora, idiota! A sabedoria ri e ridiculariza os homens que sofrem calamidades e aterrorizados de medo. Não há crueldade aqui, apenas o som da justiça divina zombando de tolos e zombadores que rejeitaram a instrução.
Quem ri por último ri melhor. A Senhora Sabedoria e o Senhor Jeová riem por último e melhor. Mas isso não é motivo de riso para você, pois essas são algumas das palavras mais sóbrias da Bíblia. Os homens que se recusam a ouvir as instruções serão destruídos sem misericórdia ( Pv 1: 20-32 ). Na verdade, a Senhora Sabedoria declara que aqueles que a rejeitam devem amar a morte ( Pv 8:36 ).
Tolos e zombadores riem daqueles que tentam ensiná-los, corrigi-los e adverti-los. Eles os odeiam por tentarem estragar sua diversão ( Pv 9: 7-8 ). Quando uma horrível calamidade pousa em suas cabeças e um medo doloroso inunda seus corações, é justo que a Senhora Sabedoria, que se ofereceu para salvá-los, se encha de risos e ridículo enquanto eles são destruídos.
Essa visão da sabedoria, e do Deus da sabedoria, não é popular nesta era efeminada e transigente ( IITm 3: 4-5 ; Hb 12: 28-29 ). Rir e ridicularizar a dor horrível e o medo mórbido de tolos e escarnecedores estão certos. Você conhece esse Deus, leitor? Ou você aprendeu fábulas sobre um papaizinho fictício no céu como seu Deus?
Faraó disse: “Quem é o Senhor?” e rejeitou Moisés ( Êx 5: 2 ). Depois de dez pragas horríveis, incluindo sapos, piolhos e moscas, e funerais para todos os primogênitos do Egito, disseram a ele que Israel havia partido com grande parte da riqueza da nação. Dirigindo furiosamente ao longo do fundo do mar seco do Mar Vermelho, as rodas da carruagem saíram da melhor carruagem que o Egito poderia produzir, e Faraó teve alguns momentos para pensar em sua carruagem desativada no meio da água do mar parecendo cada vez mais instável! Certamente o céu ressoou com a risada de Deus juntando-se à canção e dança zombeteira de Israel sobre corpos egípcios encharcados ( Êx 15: 1-21 )!
O espaço e o tempo não permitem contar os detalhes do dilúvio, quando aqueles que riam e zombavam de Noé escorregaram sob as ondas com gopher wood sob as unhas e suas bocas e fossos nasais cheios de água. Foi uma calamidade! Foi assustador! Mas não pense que Deus e a Sabedoria estavam torcendo as mãos em arrependimento. Esses desgraçados afogados eram intoleráveis e ímpios odiadores de Deus e haviam sido desobedientes à pregação simples de Noé por muitos anos ( Hb 11: 7 ; 1 Pedro 3: 18-20 ). Agora você conhece esse Deus, leitor?
Deus ri do julgamento dos ímpios ( Sl 37:13 ). Ele zomba dos pagãos ( Sl 59: 8 ) e riu zombeteiramente ao destruir os inimigos de Seu Filho ( Sl 2: 4 ). Foi tão ruim naquela terrível calamidade que o coração dos homens falhou devido ao medo ( Lucas 21:26 ).
Ele enviou Elias para zombar dos profetas de Baal ( IRs 18: 26-27 ) e Isaías para ridicularizar os idiotas que faziam estátuas de deuses ( Is 44: 9-20 ). Sob a liderança de seu Pai Celestial, os justos riem e se alegram com a desolação dos ímpios ( Sl 52: 5-7 ; 58: 5 ). Você pode encontrar os santos mártires no céu regozijando-se com a vingança de Deus ( Re 6: 9-11 ; 18:20 ; 19: 1-4 ).
Quando a Senhora Sabedoria, personificando a sabedoria de Deus, oferece instrução e sabedoria, é melhor você aceitar. Julgamento irremediável virá, se você não o fizer ( Pv 29: 1 ). Você pode pensar que está escapando impune por seu descuido, mas Deus está prestes a despedaçá-lo ( Sl 50: 21-22 ). Humilhe-se diante de Sua Palavra e trema para não perder nenhuma!
O que você deveria fazer? Jesus disse isso perfeitamente de várias maneiras diferentes: “Vede, pois, como ouvis” ( Lucas 8:18 ). E: “Todo aquele que cair sobre esta pedra será quebrado; mas sobre quem ela cair, ela o reduzirá a pó” ( Mt 21:44 ). E “Não temas os que matam o corpo, e depois disso nada mais podem fazer. Mas eu vos mostrarei a quem deveis temer; temei aquele que, depois de matar, tem poder para lançar no inferno; sim, eu vos digo: temei-o ”( Lucas 12: 4-5 ).
Siga este exemplo. Cornélio reuniu parentes e amigos para encontrar Pedro em Cesaréia. Ele disse a Pedro sem rodeios: “Muito bem em ter vindo. Agora, pois, estamos todos aqui presentes diante de Deus para ouvir todas as coisas que Deus te ordenou ”( At 10:33 ).
Quando Saulo de Tarso encontrou o Senhor Jesus Cristo na estrada de Damasco, ele teve a única resposta certa à soberania divina desse glorioso Rei. Ele disse, e todo leitor sóbrio deveria dizer isso com ele: “Senhor, o que queres que eu faça?” ( Atos 9: 6 ). Um homem.