Aqui estão duas condições para entender o temor do Senhor e encontrar o conhecimento de Deus ( Pv 2: 5 ). Essas duas características separam os homens sábios dos tolos; eles separam os homens piedosos dos profanos. Leitor, é importante que você se examine e determine se possui essas duas características, se você atende a essas duas condições, para ter sabedoria.
Salomão, no contexto, listou seis pré-requisitos de sabedoria para seu filho ( Pv 2: 1-5 ). Deus dá sabedoria. Para adquiri-lo, você deve cumprir as condições Dele ( Pv 2: 6-9 ). Se as instituições pagãs de ensino superior podem exigir pré-requisitos para suas tolices de rejeição de Deus, então certamente essas condições para a sabedoria divina devem receber sua maior atenção e esforço.
“Se queres receber as minhas palavras” é a primeira condição. A sabedoria requer ouvir outra pessoa. Se você acredita que já é sábio, não se humilhará para aprender com outra pessoa. Um espírito ensinável é necessário para o aprendizado. A maioria dos homens é arrogantemente iludida sobre sua própria sabedoria, então eles se ressentem da correção ou instrução de outra pessoa.
Salomão implorou e exortou seu filho a se humilhar e ser instruído pela sabedoria e experiência superiores de seu pai. Todo filho que for sábio deve atender ao mesmo aviso. É a loucura pecaminosa da juventude que faz com que cada geração rejeite a sabedoria de seus pais. A sabedoria de um pai sobre um filho é muito grande em grau e em todas as categorias.
Todo aprendizado requer instrução, mas os homens acham difícil ouvir os outros. Eles presumem que suas opiniões são melhores. Eles querem ensinar em vez de ouvir. Eles preferem questionar, argumentar, debater ou resistir. Apenas alguns são nobres o suficiente para ouvir e receber instruções. Todo progresso requer mudança, mas poucos estão dispostos a permitir que outra pessoa os mude.
O Espírito Santo elogiou os bereanos como nobres por suas mentes prontas para receber instruções do apóstolo Paulo ( Atos 17:11 ). Cornélio estava totalmente comprometido em ouvir qualquer coisa que Pedro tivesse a lhe ensinar ( Atos 10:33 ). E Lídia deu atenção às coisas faladas por Paulo à beira de um rio em Filipos ( Atos 16:14 ). Senhor Deus, prepare mais corações assim para ouvir.
“Se quiseres esconder os meus mandamentos contigo” é a segunda condição ( Pv 2: 1 ). Depois de aprender algo, você deve retê-lo. Muitos homens ouvem coisas maravilhosas, mas as coisas passam por mentes vazias; eles não encontram um lugar de hospedagem lá. Você esconde a palavra de Deus em seu coração, revendo-a o suficiente para se lembrar dela ( Sl 1: 2 ; 119: 11 ; Lucas 2:19 , 51 ).
Salomão repetiu essa regra sobre guardar as instruções muitas vezes ( Pv 3: 1 ; 4: 4 ; 6:20 ; etc.). Você não pode permitir que as coisas boas que você ouve escapem ( Hb 2: 1-3 ), ou você perde o benefício delas ( ICo 15: 2 ), e você incorrerá no julgamento de Deus por negligência. Paulo repreendeu os hebreus por precisarem ouvir fatos elementares do evangelho novamente ( Hb 5: 12-14 ). Davi disse: “Eu me lembrarei” ( Sl 77: 10-11 ). Você também deveria! Esteja atento e atencioso!