Os pecadores gostam do pecado. Sua consciência raramente é entristecida, e sua alma raramente é contrariada. Eles ficam entusiasmados com a oportunidade de pecar e consideram um grande divertimento ver as ações perversas de outros pecadores. Eles praticam o mal e têm prazer em outros fazerem o mal. Este é o caráter dos homens iníquos, e os sábios os evitarão a todo custo.
Salomão ensinou a seu filho os benefícios da sabedoria, conhecimento, discrição e compreensão ( Pv 2: 10-11 ). Essas bênçãos o salvariam de homens e mulheres iníquos ( Pv 2: 12-19 ). Eles o conduziriam à companhia de homens piedosos e suas bênçãos ( Pv 2: 20-21 ) e o impediriam do julgamento dos ímpios ( Pv 2:22 ).
Os ímpios nunca pensam em Deus: Ele não está em todos os seus pensamentos ( Sl 10: 4 ). Eles correm para a vida com pensamentos apenas de agradar a si mesmos. Eles não tremem com as advertências de Deus. Eles estão entusiasmados com o pecado. Como Acabe, eles se vendem para praticar o mal aos olhos do Senhor ( IRs 21: 25-26 ). Sua condenação está chegando rápido ( II Ped 2: 3 ).
Esses homens ímpios não são como Ló, o justo e justo sobrinho de Abraão. Sua alma era atormentada diariamente enquanto ele vivia como um transigente carnal com o pecado na cidade de Sodoma ( II Pedro 2: 6-8 ). Mas os ímpios só se irritam quando não podem pecar ( Pv 4:16 ; Miquéias 2: 1 )! Eles amam o pecado. E eles adoram ver os outros pecar, mesmo de forma hedionda. Pense em Hollywood!
O mundo está cheio de loucos. Paulo os descreveu como “estando além dos sentimentos” e entregando-se “à lascívia, para com avidez cometerem toda a impureza” ( Ef 4: 17-19 ). A razão para essa condição horrível é a vaidade de suas mentes, seu entendimento obscurecido e seus corações cegos. Ele alertou contra viver como eles.
Os homens rejeitaram a verdade de Deus na criação, então ele os cegou ( Rm 1: 18-21 ). Eles tolamente criaram versões de deuses de acordo com seus próprios gostos ( Rm 1: 22-23 ), então Deus cegou suas mentes ainda mais para fazer coisas abusivas e inconvenientes para si mesmos ( Rm 1: 24-31 ). Embora eles soubessem que tais pecados mereciam a morte, eles pecaram e gostaram de outros pecando também ( Rm 1:32 ).
Esta geração bajula os homens perversos. O pecado não é mais uma coisa horrível com consequências. O pecado é um bom material para comédias e piadas para entretenimento. Mas apenas os tolos zombam do pecado ( Pv 10:23 ; 14: 9 ). O pecado não só destrói a vida dos homens, mas também ofende um Deus santo e justo.
O valor da sabedoria é a salvação de tais homens perversos ( Pv 2: 10-15 ). Jovem, ame e busque sabedoria para ser salvo de seu estilo de vida e julgamento horrível. Deleite-se no Senhor ( Sl 37: 4 ). Fuja das concupiscências da juventude ( IITm 2:22 ). Em vez disso, busque a piedade ( Tito 2: 6 ).