Existem apenas dois tipos de homens – homens bons e homens maus. Esses dois grupos vivem de maneira muito diferente: seus estilos de vida e princípios são opostos. Pais nobres amam seus filhos, por isso ensinam-lhes sabedoria para escolher o caminho e os caminhos dos homens justos.
Homens bons e justos vivem uma vida piedosa de virtude e integridade. Homens maus e perversos vivem vidas tolas de vaidade e engano. Somente homens sábios vêem essa diferença entre os homens; somente homens sábios entendem as escolhas que levam à vida nobre e bem-sucedida de homens bons.
Este capítulo tem dois propósitos – ensinar a você como obter sabedoria e entendimento ( Pv 2: 1-9 ) e a grande recompensa de obtê-los ( Pv 2: 10-22 ). Quando um homem obtém sabedoria, conhecimento, discrição e compreensão ( Pv 2: 10-11 ), ele será salvo de homens e mulheres perigosos, que andam nos caminhos e caminhos da maldade ( Pv 2: 12-19 ). Foi desse estilo de vida perverso de homens e mulheres mundanos que o Rei Salomão procurou salvar seu filho.
Ele primeiro explicou a razão negativa para obter sabedoria – ser salvo das escolhas e hábitos destrutivos dos ímpios ( Pv 2: 12-19 ). Ele então começou com este provérbio para explicar a razão positiva para obter sabedoria – seguir as escolhas e hábitos de grandes homens ( Pv 2:20 ). A proteção e prosperidade de Deus estão apenas sobre eles ( Pv 2: 21-22 ).
A definição de bom e mau não é por cultura, interpretação ou preferência. O glorioso Criador estabeleceu essas coisas simples na Bíblia. Ele define claramente o que é bom e aceitável e o que é ruim e desprezível. Não existe um estilo de vida neutro. Você está vivendo uma vida boa ou ruim e será recompensado ou punido por isso.
A Bíblia não apenas define o bem e o mal; também dá exemplos de homens bons e maus. Ele compara homens sábios e tolos, mulheres virtuosas e mulheres odiosas, santos e pecadores. O contraste é visto claramente entre Abel e Caim, Abraão e Ló, Davi e Saul, Abigail e Mical, Pedro e Judas, Paulo e Demas. Você deve conhecê-los bem.
Os homens bons pecam, mas não chafurdam em seus pecados. Eles podem cair sete vezes, mas eles vão se levantar; os ímpios caem e ficam lá ( Pv 24:16 ). Davi e Pedro pecaram terrivelmente, mas eles se arrependeram e mostraram um caráter geral muito superior a outros homens. Saulo e Judas pecaram gravemente e continuaram pecando. Seu caminho foi a destruição final e total.
Este provérbio lhe dá uma escolha ( Mt 7: 13-14 ). Você escolherá o modo de vida popular, o caminho para a destruição? A grande maioria dos homens vive assim, e é fácil, porque você pode fazer o que quiser. A outra opção é o caminho estreito e apertado que leva à vida. Apenas alguns vivem assim, e é difícil, porque é uma vida de abnegação para Deus, Jesus Cristo e o céu. Uma coisa é certa – você faz uma escolha hoje e todos os dias.
A sabedoria é a chave que abre a porta para o caminho dos homens bons e o caminho dos homens justos. É oferecido gratuitamente nas Escrituras e especialmente neste livro de Provérbios. Se isso entrar em seu coração e for agradável para sua alma, você poderá ver e seguir a vida dos grandes homens e mulheres que vieram antes de você, sendo Jesus Cristo o maior exemplo de todos.
O que você vai fazer? Você vai confiar que o mundo vai te dizer como você deve viver? Ou você vai confiar na Bíblia, que lhe diz para viver o oposto do modo como o mundo vive? Hollywood não é apenas contrária à Bíblia em tudo que acredita e faz, mas as vidas disfuncionais de seus produtores, estrelas e vítimas provam que ela é falsa e perigosa. Que Deus o abençoe com convicção e zelo hoje para escolher viver do Seu jeito.