Um grupo de 10 pessoas foi preso no último sábado (04) pela Polícia Militar de Rondônia (PMRO), acusado de desobedecer a uma decisão judicial e invadir novamente uma propriedade rural na Linha B114 no município de Cujubim, no Vale do Jamari. A propriedade havia passado por reintegração de posse em junho deste ano.
Na quinta-feira, 02, a PMRO foi informada que invasores tinham montado acampamento e estavam desmatando a floresta para terem a posse da área, e ainda derrubaram diversas árvores e as usaram para obstruir a estrada. Diante da situação, uma operação foi planejada e no sábado, 04, os invasores foram identificados e retirados da propriedade.
A propriedade invadida já foi reintegrada há alguns meses. As pessoas que estavam invadindo o local alegaram que um homem estava buscando junto ao INCRA documentação para que a área fosse doada para as pessoas que estavam ali, porém algumas destas pessoas anteriormente já foram retirados na reintegração de junho e tinham conhecimento que se retornassem ao local, estariam cometendo o crime de desobediência à decisão judicial.
Os presos, nove homens e uma mulher, foram autuados pelos crimes de esbulho possessório, que é a invasão de propriedade, por desobediência à decisão judicial, e também por destruir/danificar florestas nativas.
Fonte:PMRO