O preço de mudanças residenciais na cidade de São Paulo têm aumentado muito em 2021 subindo mais do que a inflação registrada no período. O portal Mudanças Econômicas realizou cotações entre 10 empresas de mudanças de São Paulo no mês de setembro de 2021 e encontrou grande variação de preços.
Todas as transportadoras cotadas têm mais de 7 anos de atuação e possuem boa avaliação no mercado.
A fim de comparação foi cotada uma mudança de 20 m3 referente a um apto de 3 quartos com 4 moradores, sendo 2 adultos e 2 crianças.
As empresas de mudanças consideraram o pacote completo de serviços o que inclui embalagem, desmontagem, transporte e montagem.
As empresas incluíram 6 horas de trabalho com 1 motorista, 3 ajudantes e material de embalagem.
Segundo Ronaldo Carvalho da empresa Ágil Mudanças, os preços são impactados principalmente por causa da agenda das empresas de mudanças: “Muitas empresas têm caminhões ociosos e podem dar maior desconto na hora de orçar. O melhor para o consumidor é cotar com o máximo de antecedência possível, para aproveitar as agendas vazias.”
Outro fator que impacta os preços é a idade da frota de caminhões de mudanças. Quanto mais nova a frota mais alto será o valor do transporte cobrado, mas o serviço será o mesmo.
O menor preço encontrado foi de R$2.120,00 e o maior de R$5.150,00, variação de 143%. A condição de pagamento é à vista quando o serviço é finalizado.
Os frequentes aumentos de preço dos combustíveis têm acarretado em aumentos dos custos dos fretes de mudanças, por isso os orçamentos enviados pelas transportadoras tiveram validade média de 1 semana.
O portal Mudanças Econômicas orienta aos consumidores a descartarem valores muito abaixo do praticado pelo mercado e a cotar preços com pelo menos 6 transportadoras de mudanças.
Pelo portal é possível receber vários orçamentos de empresas de mudanças em SP e comparar valores e serviços.