É com grande pesar que a família de Francisco de Sales Duarte de Azevedo, 69 anos, comunica seu falecimento ocorrido na madrugada dessa segunda-feira, 31/01 por volta da 1 hora, no Hospital do Amor em Porto Velho, local onde estava internado em tratamento de Câncer.
Sales, como era conhecido, era filho de Brás Azevedo de Souza e Júlia Duarte Azevedo. Formado em técnicas agrícolas em 1972 na Escola Agrícola de Jundiaí em Macaíba, Rio Grande do Norte, passou a residir em Rondônia no ano seguinte onde trabalhou no Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA). Filiado à ARENA foi nomeado administrador distrital de Ouro Preto do Oeste (1977-1979) pelo governador Humberto Guedes antes que a mesma fosse emancipada. No governo Jorge Teixeira foi nomeado prefeito de Ariquemes em 1979, cargo que exerceu até 1980 quando filiou-se ao PDS. Eleito deputado federal por Rondônia em 1982,foi reeleito pelo PMDB em 1986 e participar da Assembleia Nacional Constituinte que elaborou a Carta de 1988. Em 1990 perdeu a reeleição pelo PRN e em 1992 foi derrotado ao tentar a prefeitura de Ariquemes pelo PFL.[3] Retornou à política ao ser eleito deputado estadual pelo PSC em 1994 e prefeito de Ariquemes pelo PTB nas Eleições municipais no Brasil em 1996.
Sales deixa um grande legado, tanto como pessoa, homem de conduta ilibada e caráter íntegro, como também homem público que foi, de grande importância e influência para nossa região, principalmente para Ariquemes. O velório de Sales acontecerá na Câmara Municipal de Ariquemes com horário ainda não definido. Que nesse momento de dor, o Grande Deus Criador console os corações de familiares e amigos.