No final de maio, a professora e pesquisadora Flávia Albaine foi convidada pela Coordenadoria Regional de Educação do Município de Cerejeiras para ministrar um curso de on-line capacitação inclusiva para profissionais da educação.
Segundo Kelly Costa Silva de Aguiar, coordenadora do projeto, que conta com apoio da Coordenadora Regional de Educação, a capacitação dos profissionais escolares é primordial para a efetivação da educação inclusiva de crianças e adolescentes com deficiência.
De acordo com Kelly, o projeto intitula-se como “A educação como meio de aperfeiçoar o ser humano em sua construção social” e tem como público-alvo psicopedagogos, gestores, professores de salas regulares e professores lotados na sala de recursos e multimídias SRM.
Ele abrange os municípios de Cerejeiras, Colorado do Oeste, Cabixi, Pimenteiras, Corumbiara e Distritos correlatos, com participantes também de Pimenta Bueno e Cujubim.
“Apesar de sermos uma instituição estadual, abrimos para participação de profissionais da rede estadual de Rondônia e convidados educadores da rede municipal”, ressalta.
E complementa: “Pois a educação inclusiva vai muito além de apenas ler e fazer contas. Envolve o acreditar em si mesmo, perceber-se como capaz, o psicológico, o social, o cognitivo, o emocional e o familiar estão interligados e precisam caminhar juntos”.
Flávia Albaine, que também é fundadora do projeto Juntos pela Inclusão Social, sente-se honrada em fazer parte dessa história.
“É através da aquisição de conhecimento que essas pessoas estarão tecnicamente aptas para receber os alunos com deficiência nos bancos escolares da maneira como eles merecem. Para isso, fizemos um estudo de campo, levantando dados sobre as principais dificuldades que os profissionais encontravam no atendimento das crianças e adolescentes, desde a como identificar até como agir no prognóstico”, finaliza.