domingo, 11 maio, 2025
No Result
View All Result
Folha Nobre
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente
Folha Nobre
No Result
View All Result
Folha Nobre
No Result
View All Result

Lei do Depoimento Especial e da Escuta Especializada é tema de reunião de trabalho no MPRS

09/06/2022
in Rio Grande do Sul

O Ministério Público do Rio Grande do Sul, por meio da 11ª Promotoria de Justiça da Infância e da Juventude de Porto Alegre, realizou, na tarde desta quarta-feira, 8 de junho, palestras sobre a Lei da Escuta Especializada e do Depoimento Especial (Lei 13.431/2017). A reunião de trabalho teve como objetivo capacitar a rede de acolhimento e falar sobre a aplicabilidade da lei na prática. O evento também abordou alguns tópicos da Lei 14.344, denominada Lei Henry Borel, de 24 de maio de 2022, que cria mecanismos para a prevenção e o enfrentamento da violência doméstica e familiar contra a criança e o adolescente.

Em sua fala na abertura do encontro, a promotora de Justiça Cinara Vianna Dutra Braga destacou a importância da capacitação permanente da rede de acolhimento das crianças e dos adolescentes “como forma de prevenir, identificar e enfrentar as violências físicas, psicológicas, sexuais e institucionais. A Lei da Escuta Protegida e a nova Lei do Menino Henry Borel precisam ser conhecidas e aplicadas por todos que atuam no sistema de garantias de direitos das crianças e adolescentes”.

Palestrante do evento, a procuradora de Justiça Denise Casanova Villela falou sobre as legislações que protegem os direitos da criança e do adolescente, da coleta de provas judiciais e definição de violência, entre elas a violência institucional. “Temos que repensar o fluxo de atendimento da rede de proteção, todos precisamos estar atentos à violência institucional”, ressaltou. A procuradora disse que o objetivo da lei é evitar as múltiplas escutas da criança tanto na rede de proteção como nos sistemas de segurança e justiça, para que ela não sofra revitimização. “Para isso, é necessário que os profissionais da rede de proteção estejam qualificados para proceder a escuta especializada uma única vez, devendo o conteúdo ser compartilhado para a efetiva proteção da criança. O mesmo deve acontecer no sistema de segurança e de justiça”, completou.

A psicóloga do MPRS Ana Paula Schmidt Lourenço reforçou que esta nova lei traz uma série de medidas protetivas importantes, pois está se falando de um círculo de convivência – muitas vezes não são familiares, mas convivem como se fossem, ou vivem em situações que lembram convivência domiciliar. “Temos que proteger a prova, proteger aquela criança que naquele exato momento está ali, e esse é o primeiro ponto. Quando protegemos aquela criança e a prova, estamos protegendo a infância”, afirmou a psicóloga.

MPRS

Compartilhe isso:

  • WhatsApp
  • Imprimir
  • Tweet
  • Telegram
  • Threads
Tags: Grandeoriginal_titlerioSul

Podcast

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite a página Política de Privacidade.