Em confronto direto na tabela do Campeonato Brasileiro de 2022, o Tricolor venceu o Ceará por 2 a 0 neste domingo (18), na Arena Castelão, pela 27ª rodada.
Os gols são-paulinos foram marcados pelos argentinos Calleri e Bustos, que balançou as redes pela primeira vez no São Paulo. Com o triunfo, a equipe detém agora 34 pontos e está na 13ª colocação.
No próximo final de semana, no Morumbi, o Tricolor receberá o Avaí pela 28ª rodada na sequência do torneio: a partida está agendada para o domingo (25), às 20h.
Para encarar os cearenses, o time não contou com Arboleda, Caio, Moreira, Nikão, Gabriel Neves, Luan e André Anderson, que se recuperam de lesões, além de Miranda e Eder, suspensos.
Então, com o retorno do goleiro Felipe Alves (não estava inscrito na Copa do Brasil para o duelo com o Flamengo na última quarta-feira), o técnico Rogério Ceni escalou a equipe com Felipe Alves; Rafinha, Diego Costa, Léo e Welington; Pablo Maia, Nestor e Patrick; Alisson, Luciano e Calleri.
No primeiro tempo, o Tricolor abriu o placar aos 22 minutos: após bate e rebate na grande área, Patrick cruzou na medida para Calleri, que cabeceou para marcar! 1 a 0!
Aos 35, a arbitragem assinalou pênalti em Calleri, que foi derrubado pelo defensor. Após checagem do VAR, porém, o árbitro assinalou falta na entrada da área e expulsou o zagueiro Luiz Otávio, do Ceará.
Na volta para o segundo tempo, o treinador são-paulino promoveu três alterações no intervalo: Igor Vinícius, Galoppo e Bustos entraram nos lugares de Rafinha, Nestor e Luciano.
Com superioridade numérica e a mesma postura, o São Paulo criou novas oportunidades para tentar ampliar a vantagem e carimbou o travessão, com Galoppo.
Já nos instantes finais, aos 39, Zé Roberto recebeu o cartão vermelho após acertar Diego Costa. E nos acréscimos, aos 47, Bustos aproveitou assistência de Igor Gomes para fechar a vitória são-paulina em Fortaleza! 2 a 0! Primeiro gol de Bustos pelo Tricolor.
CEARÁ 0 x 2 SÃO PAULO
Local: Arena Castelão, em Fortaleza (CE)
Data: 18/08/2022 (domingo)
Gols: Calleri (22/1T) e Bustos (47/2T)
Público pagante: 42.968 torcedores
Renda: R$ 621.026,00
Cartões vermelhos: Luiz Otávio (38/1T) e Zé Roberto (39/2T)
Cartões amarelos: João Ricardo, Nino Paraíba, Gabriel Lacerda e Jô (Ceará); Nestor e Luciano (SPFC)
SÃO PAULO: Felipe Alves; Rafinha (Igor Vinícius, intervalo), Diego Costa, Léo e Welington; Pablo Maia, Nestor (Galoppo, intervalo) e Patrick (Igor Gomes, 37/2T); Alisson (Marcos Guilherme, 26/2T), Luciano (Bustos, intervalo) e Calleri. Técnico: Rogério Ceni.
Ceará: João Ricardo; Nino Paraíba (Vásquez), Messias, Luiz Otávio e Victor Luis (Diego); Richard Coelho, Richardson (Gabriel Lacerda) e Vina (Guilherme Castilho); Lima, Jô (Zé Roberto) e Mendoza. Técnico: Lucho González.
Árbitro: Maguielson Lima Barbosa (DF)
Assistentes: Alessandro Alvaro Rocha de Matos (BA) e Leila Naiara Moreira da Cruz (DF)
Quarto Árbitro: Luiz César de Oliveira Magalhães (CE)
Analista de Campo: Paulo Silvio dos Santos (CE)
Árbitro de Vídeo: Adriano Milczvski (PR)
AVAR: Luciano Roggenbaum (PR)
Observador de VAR: Silvia Regina de Oliveira (SP)