O Ministério Público do Rio Grande do Sul (MPRS), por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), em parceria com o Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (Ceaf), realizou nesta segunda-feira, 17 de outubro, o seminário “Investigações Criminais: Experiências Exitosas no Brasil”. O evento, que teve como objetivo trabalhar técnicas e treinamento em investigação e suas ferramentas, ocorreu no auditório do Ceaf.
Na abertura, o procurador-geral de Justiça, Marcelo Lemos Dornelles, o subprocurador-geral de Justiça para Assuntos Institucionais, Júlio César de Melo, o coordenador do Gaeco, João Afonso Silva Beltrame, e a diretora do Ceaf, Martha Silva Beltrame, discorreram sobre a importância da investigação bem fundamentada e da troca de experiências com Ministérios Públicos de outros Estados.
Veja, nos vídeos abaixo, um resumo do que falaram os painelistas:
Bernardo Fiterman Albano
Membro do Ministério Público do Acre desde 2009, onde integra o Gaeco/MPAC desde 2015 e atualmente coordena o grupo. É também coordenador-adjunto do Núcleo de Apoio Técnico (NAT/MPAC), que engloba, entre outras estruturas, as coordenações de Inteligência e Segurança Institucional.
Richard Encinas
Membro do Ministério Público de São Paulo, onde exerceu os cargos de promotor de Justiça e secretário-executivo do Gaeco (Núcleo Piracicaba de 2012 a 2014 e Núcleo Capital de 2016 a 2018). Desde 2018, coordena o CyberGaeco do MPSP, Núcleo de Investigações Cibernéticas.
Leonardo Leonel Romanelli
Membro do Ministério Público de São Paulo, onde coordena o Núcleo de Inteligência e Gestão de Conhecimento (NIGC) e a Assessoria de Segurança Institucional (ASI). Coordena também o Grupo de Trabalho de Combate às Facções Criminosas do Grupo Nacional de Combate às Organizações Criminosas (GTFac/GNCOC). Integrou o Gaeco/MPSP de 2009 a 2021, tendo coordenado as operações Jiboia (2019) e a força-tarefa de operações Sharks (2021), contra o PCC.