O Ministério Público do Rio Grande do Sul (MPRS) participou na manhã desta terça-feira, 1º de novembro, da primeira reunião do Gabinete de Crise instaurado pelo Governo do Estado para discutir medidas para desbloqueio de rodovias estaduais e federais no Rio Grande do Sul. O objetivo é definir estratégias conjuntas dos órgãos públicos para restabelecer a circulação nas estradas o mais rápido possível.
Foram definidas pelos integrantes do Gabinete, que conta com órgãos de segurança pública e do sistema de Justiça estadual e federal, ações prioritárias para evitar desabastecimento de combustíveis, assim como liberar todos os pontos de bloqueio. As autoridades reunidas também discutiram as ações jurídicas cabíveis para responsabilização dos envolvidos.
Participaram pelo MPRS, o subprocurador-geral de Justiça para Assuntos Institucionais, Júlio César de Melo, e o secretário-geral do Ministério Público, Ricardo Schinestsck. Nova reunião do Gabinete de Crise está marcada para as 18h. Antes disso, às 14h, o MPRS se reúne com o Ministério Público Federal (MPF) para tratar do mesmo tema.