Foi aberto na tarde desta terça-feira, 1º, em Cruzeiro do Sul, o Escritório de Apoio ao Desenvolvimento, uma iniciativa da Secretaria de Estado de Indústria, Ciência e Tecnologia (Seict), em parceria com a Agência de Negócios do Acre (Anac).
A estrutura consiste em um espaço do governo do Estado no município, com a finalidade de ofertar um atendimento personalizado aos atores do setor produtivo da regional, como empresários da indústria, comércio, serviços e agronegócio. A base funcionará das 7h, às 14h de segunda a sexta. No térreo do Teatro dos Náuas.
Outros beneficiários de atendimento no local serão as entidades do terceiro setor, por força do programa Protagonismo Colaborativo, que vem sendo desenvolvido em parceria com a Secretaria de Governo (Segov) e a Anac.
De acordo com Assurbanipal de Mesquita, o espaço da Seict no Juruá é importante, pois representa a presença do governo mais próxima do setor empresarial da região.
“Nesse escritório estaremos aglutinando os diversos programas, ações e produtos que o governo do Estado dispõe para o desenvolvimento do setor empresarial, bem como proporcionando um ambiente adequado para atender aos empresários”, enfatizou Mesquita.
Entre as propostas já disponíveis no escritório, há os programas de Compras Governamentais (Comprac), o programa de incentivos fiscais Copiai, o programa de apoio ao terceiro setor Protagonismo Colaborativo, o Programa de Estímulo à Construção Civil e Geração de Emprego e Renda, o Sistema Nacional de Emprego e os programas de capacitação e apoio Polo Digital e Escola de Negócios do Acre, da Anac.
De acordo com o presidente da Anac Evilando Achaad, “com esta iniciativa, poderemos prestar nossos serviços de forma mais assertiva, pois apoiar o setor produtivo significa estudar a geração de emprego e renda”.
Para Tarcísio Barbary, presidente do sindicato rural patronal, o escritório representa para o setor uma grande conquista. “Com os programas que estão sendo disponibilizados aqui no escritório será mais fácil, valorizando assim a indústria cruzeirense e gerando emprego”, enfatizou o produtor.
Para Janaína Terças, coordenadora da Federação das Indústrias no Juruá, o escritório veio em boa hora, pois existem muitos serviços de apoio que muitos desconhecem. “Sabemos que o governo possui um programa de incentivos fiscais, um programa de compras voltado para a indústria, mas poucos empresários dominam a forma de como proceder para acessá-los”.