O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (Ifro) abriu nesta segunda-feira (7) as inscrições para cursos técnicos e de graduações para o primeiro semestre de 2023. No total são 3.636 vagas para os 10 campi da instituição.
As inscrições podem ser feitas até 16 de dezembro exclusivamente pela internet. Clique aqui para acessar o portal de seleção.
O Ifro oferece ensino público e gratuito, portanto não há cobrança de taxa de inscrição, taxa de matrícula e mensalidade.
As vagas são distribuídas entre ampla concorrência, cotas sociais, para pretos, pardos e indígenas, pessoas com deficiência e no caso do ensino superior há reserva de vagas para quem terminou o ensino médio na instituição.
Cursos integrados
O processo seletivo para os cursos técnicos integrados ao ensino médio será realizado em uma única etapa, considerando as notas dos candidatos nas disciplinas de língua portuguesa, matemática, ciências, história e geografia, do 6º ao 8º ano do ensino fundamental.
As aulas são na modalidade de ensino presencial. Ao todo são 1.760 vagas, nos 8 campi, sendo eles: Ariquemes, Cacoal, Colorado do Oeste, Guajará-Mirim, Jaru, Ji-Paraná, Porto Velho Calama e Vilhena.
Cursos concomitantes
Os cursos técnicos concomitantes ao ensino médio serão ofertados, segundo o Ifro, na modalidade de ensino a distância (EaD). A seleção consiste na classificação do candidato pelo desempenho nas disciplinas de língua portuguesa, matemática, ciências, história e geografia, do 7º ao 9º ano do ensino fundamental.
Ao todo, são 200 vagas divididas entre o Campus Porto Velho Zona Norte (técnico em administração e em informática) e o Campus Avançado São Miguel do Guaporé (técnico em administração).
Cursos subsequentes
Para os cursos técnicos subsequentes ao ensino médio há duas modalidades de ensino: presencial ou a distância (EaD). O processo seletivo se dá a partir das notas dos candidatos nas disciplinas de língua portuguesa, matemática, química, física, biologia, história e geografia, do 1º ao 3º ano do ensino médio.
Ao todo são 480 vagas, nos Campi Guajará-Mirim (técnico em enfermagem), Jaru (técnico em administração e em segurança do trabalho), Ji-Paraná (técnico em administração), Porto Velho Calama (técnico em edificações, em eletrotécnica e em manutenção e suporte em informática), Porto Velho Zona Norte (técnico em administração e em finanças), São Miguel do Guaporé (técnico em administração e em agronegócio) e Vilhena (técnico em eletromecânica).
Cursos de graduação
Os cursos de graduação oferecem vagas na modalidade de ensino presencial ou a distância (EaD).
A seleção será realizada em uma única etapa, correspondente às notas do interessado nas disciplinas de língua portuguesa, matemática, química, física, biologia, história e geografia, do 1º ao 3º ano do ensino médio. Ao todo são 1.196 vagas abertas.
G1