sexta-feira, 9 maio, 2025
No Result
View All Result
Folha Nobre
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente
Folha Nobre
No Result
View All Result
Folha Nobre
No Result
View All Result

Acre – Financiamento climático é tema de debate na COP27

14/11/2022
in Acre
Acre – Financiamento climático é tema de debate na COP27

Quando o assunto é cooperação internacional e economia de baixas emissões, o Acre é pioneiro. Isso porque o Estado foi o primeiro a receber recursos internacionais por meio de cooperação com o banco alemão KfW para implementação e execução do Programa REM no Acre.  Ao todo, são mais de R$ 175 milhões destinados à execução das duas fases de programa.

Financiamento climático foi tema de painel apresentado por governadores da Amazônia Legal nesta segunda-feira, 14, na COP27. Foto: Pedro Devani/Secom

“Já temos mais de 6.500 famílias de agricultores beneficiadas com o programa. Desse total, temos a participação expressiva das mulheres, que já somam 1.200 contempladas em 11 municípios acreanos”, disse o governador Gladson Cameli, durante o painel Financiamento Climático: o papel da cooperação internacional para o desenvolvimento de baixas emissões na Amazônia, apresentado na manhã desta segunda-feira, 14, durante a COP27, em Sharm el Sheikh, no Egito.

Discutir o financiamento climático é importante para fortalecer órgãos de controle e fornecer incentivos para quem vive na floresta, segundo Gladson Cameli. Foto: Pedro Devani/Secom

O painel, idealizado pelo Consórcio da Amazônia Legal (CAL), também contou com a participação dos governadores Helder Barbalho (PA), Marcos Rocha (RO), Mauro Mendes (MT) e Vanderlei Barbosa (TO).

Para o governador Gladson Cameli, discutir o financiamento climático é importante porque são esses investimentos que garantem o fortalecimento dos órgãos de comando e controle, além de conceder incentivos para quem conserva a floresta.

Governador do Pará, Helder Barbalho, presidente interinamente o Consórcio da Amazônia Legal. Foto: Pedro Devani/Secom

“Todos nós queremos ver a floresta em pé, mas queremos que isso aconteça de forma sustentável para todos, gerando emprego e renda para quem vive nela. Por isso, devemos ampliar o entendimento para buscar mais iniciativas como a do Programa REM, que já está atendendo também o Mato Grosso, o Equador e a Colômbia. Esses recursos de fundos climáticos contribuem não somente para alavancar a nossa economia, mas leva melhoria de qualidade de vida a milhares de famílias”, destacou Cameli.

O governador do Pará, Helder Barbalho, que preside interinamente o Consórcio da Amazônia Legal, destacou que é preciso cumprir as agendas e obrigações nacionais voltadas para o clima ao tempo em que se constrói a interação com as pessoas sobre as condições econômicas de sustentabilidade.

Fafá de Belém interpretou a canção “Amazônia Foto: Pedro Devani/Secom

A apresentação do painel foi abrilhantada pela cantora paraense Fafá de Belém, que participou do evento interpretando a canção “Amazônia”.

Agência Acre

Compartilhe isso:

  • WhatsApp
  • Imprimir
  • Tweet
  • Telegram
  • Threads
Tags: AcreclimáticoCOP27debatefinanciamentotema

Podcast

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite a página Política de Privacidade.