O Ministério Público do Rio Grande do Sul em Santa Maria, por meio da Promotoria de Justiça Regional da Educação de Santa Maria (Preduc-SM) realizou, no dia 8 de novembro, o Seminário Regional de Educação de Jovens e Adultos, tendo como foco o Acesso, a Permanência e a Aprendizagem na EJA.
A organização do evento foi realizada de forma colaborativa, tendo participado da Comissão Organizadora, a promotora de Justiça Rosangela Corrêa da Rosa e a assessora Isabel Cristina Martins Silva, da Preduc; Cleia Tonin, coordenadora da EJA do Instituto Federal Farroupilha; o professor da UFSM Valdo Barcelos; a presidente do CEEd/RS, Fátima Ehlert; e Edimar Fonseca, pesquisador da EJA na UFRGS.
Estiveram presentes no evento representantes das Secretarias Municipais de Educação, Conselhos Municipais de Educação, 8ª, 19ª, 24ª e 35ª Coordenadorias Regionais de Educação (CREs), além de diretores e professores de escolas municipais e estaduais que trabalham com EJA.
Durante o evento, o professor Edimar Fonseca apresentou o mapeamento da oferta de EJA na abrangência da Preduc-SM e Fátima Ehlert apresentou as Normativas da EJA e a necessidade do comprometimento das escolas no acesso e permanência dos alunos, ilustrando com sua prática de professora da EJA. Na parte da tarde, foi oportunizada uma vivência de Brain Gym (Ginástica Cerebral), para desenvolver o foco e a atenção, com a facilitadora Andrea Leandro, integrante do Grupo de Estudos em Práticas Restaurativas da Preduc.
O compartilhamento de boas práticas no ensino da EJA foi destaque no evento. A professora Ana Paula Zimmermann compartilhou o trabalho com as Práticas Restaurativas nas turmas da EJA na EMEF CAIC Luizinho de Grandi. O professor Edimar Fonseca compartilhou a experiência da EJA no município de Caçapava do Sul. A professora Cleia Tonin, juntamente com a professora Cristina Lop, coordenadora da EJA da SMED de Santa Maria, apresentou a parceria entre as duas instituições para oferta da EJA integrada à educação profissional e tecnológica. A professora Flávia Prado, coordenadora da EJA do Instituto Estadual de Educação Olavo Bilac, e o professor Moacir Bolzan, vice-diretor do Colégio Técnico da UFSM, apresentaram a parceria interinstitucional na oferta do PROEJA com cursos de Agente de Desenvolvimento Cooperativista e Assistente Administrativo.
Após as reflexões, o professor Valdo Barcelos trouxe a importância de escutar vozes silenciadas e na sua fala referiu que “como educadores de EJA e cidadãos brasileiros, estamos comprometidos com a tarefa de começar a pagar um pouco da longa e histórica dívida que a sociedade brasileira tem para com uma enorme parcela de sua população. Refiro-me ao fato de ainda vivermos, em pleno terceiro milênio, num país em que milhares, milhões de homens e mulheres não partilham da boniteza e da magia que é ler e escrever. Um país que tem como patrono de sua educação um educador como Paulo Freire não pode aceitar, passivamente, essa situação”, destacou.
No evento, foi possível perceber a relevância do trabalho colaborativo na EJA profissional, que é realizado entre o Instituto Federal Farroupilha e a Prefeitura Municipal de Santa Maria, podendo ser ampliado para outros municípios, assim como a experiência do Instituto Estadual de Educação Olavo Bilac com a UFSM, que pode ser ampliada para outras escolas. Como encaminhamento, será realizado um Seminário Regional, em 2023, com ampla participação das escolas.