A Confederação Brasileira de Futebol divulgou o calendário de competições oficiais de futebol feminino em 2023. O São Paulo tem pela frente competições profissionais a partir de fevereiro e de base em janeiro.
Principal competição do calendário, o Brasileirão Feminino seguirá com 16 equipes participantes e com o formato de pontos corridos na primeira fase, seguindo para a fase mata-mata na segunda etapa. O início previsto da competição é no dia 26 de fevereiro e a final planejada para o dia 17 de setembro.
Durante a Copa do Mundo Feminina, a ser realizada na Austrália e Nova Zelândia, entre os dias 20 de julho e 20 de agosto, os jogos das competições femininas serão paralisados, assim como nas Datas-Fifa do ano.
Semifinalista deste ano, o Tricolor ainda vai disputar o Paulistão – competição que começa logo após o término do Brasileiro. A outra competição confirmada é a Brasil Ladies Cup, com data a definir.
A temporada para a base tem início marcado com a Liga de Desenvolvimento nas categorias sub-14 e sub-16, entre os dias 20 e 28 de janeiro. Além de mudanças nas disputas do Brasileiro sub-20 e sub-17.
A competição sub-20 terá a quantidade de clubes reduzida de 24 para 20 participantes, com o objetivo de aumentar a competitividade do torneio. As equipes disputarão suas partidas como mandantes em seus estádios ou Centros de Treinamento e não mais em uma sede única. Já a sub-17 terá o número de clubes aumentada de 12 para 16 participantes.
Os demais campeonatos seguirão com os mesmos formatos adotados em 2022.
CONFIRA O CALENDÁRIO
Profissional
Campeonato Brasileiro Feminino A-1
16 Clubes Participantes
– Início: 26/02;
– Fim: 17/09;
*Pausa para a disputa da Copa do Mundo Feminina: 20/07 a 20/08.
Paulistão Feminino
– Início: setembro;
– Fim: dezembro;
Brasil Ladies Cup
– Início: a definir;
– Fim: a definir;
Base