Revelado no CFA Laudo Natel, em Cotia, Pablo Maia foi eleito nesta segunda-feira (26) o melhor primeiro volante do mundo, em 2022, entre aqueles nascidos a partir de 2002.
A lista foi divulgada pelo Observatório do Futebol do Centro Internacional de Estudos Esportivos (CIES), que apontou os dez melhores jogadores em cada categoria.
Para eleger os melhores meio-campistas, foram consideradas as performances em áreas de jogo defensivas e ofensivas.
Vale destacar que Pablo Maia já havia estabelecido um recorde em 2022: com 61 jogos em no ano, ele se tornou o atleta formado em Cotia com mais atuações na temporada de estreia pela equipe principal, superando o zagueiro Breno, que fez 39 partidas em 2007.
Ao lado de Igor Gomes, ele foi o terceiro jogador do elenco que mais atuou sob o comando do técnico Rogério Ceni, superado apenas por Calleri (67) e Nestor (62) – o Tricolor disputou 77 partidas no ano.
O volante foi promovido ao elenco principal após a disputa da Copa São Paulo de Futebol Júnior deste ano e conquistou o Campeonato Paulista Sub-17 (2019) e FAM Cup Sub-17 (2019) antes de estrear no profissional.
Confira a lista com os dez melhores jovens volantes do mundo em 2022:
- 1° – Pablo Maia
- 2° – Camavinga (Real Madrid, da Espanha)
- 3° – Sivert Mannsverk (Molde FK, da Noruega)
- 4° – Eric Martel (FC Köln, da Alemanha)
- 5° – Lucas Gourna-Douath (RB Salzburg, da Áustria)
- 6° – Fidel Ambríz (Club León, do México)
- 7° – Ardon Jashari (FC Luzern, da Suíça)
- 8° – Fabricio Díaz (Liverpool FC, do Uruguai)
- 9° – Satoshi Tanaka (KV Kortrijk, da Bélgica)
- 10° – Artem Karpukas (Lokomotiv, da Rússia)