Especialista em segurança, Souza Junior revela que celulares e bebidas podem distrair os pais.
A virada de ano é um dos momentos mais aguardados por todo o mundo. Com ideias e promessas de mudanças, realizações e conquistas, as férias costuma ter um cenário de festas, a presença de família e ambientes mais naturais. Uma delas é a de passar as férias na praia, sendo um local paradisíaco e até com direito à queima de fogos.
Muitas pessoas, inclusive, acabam levando crianças a esses locais movimentados, o que aumenta os cuidados. De acordo com o Ministério da Saúde, o afogamento é a segunda maior causa de morte acidental de crianças entre zero a 14 anos. Além disso, é comum presenciar diversos registros de crianças perdidas nesses eventos.
Para o bombeiro Souza Junior, os adultos precisam se atentar com os pequenos em ambientes como praias, piscinas, cachoeiras, etc. Na visão dele, existem algumas ações a serem tomadas para que esses locais sejam seguros. Confira as dicas!

- Verifique se há sinalizações, policiais e salva-vidas. O local precisa ter indicações de placas sobre a água e a areia, além de registrar a presença de autoridades de segurança. Caso não tenha, procure outro lugar para sua família.
- Não exagere na bebida alcoólica! Além da água, é importante lembrar que as praias são espaços públicos e com a presença das mais diversas pessoas. Procure equilibrar a cervejinha, sem perder a noção do seu redor. Isso é mais importante ainda com a companhia de crianças.
- Largue o celular um pouco. Sabemos que esses momentos são incríveis e muitas pessoas acabam registrando tudo em suas redes sociais. Contudo, o uso contínuo de celulares e aparelhos eletrônicos nesses momentos distraem ainda mais. Dessa forma, busque equilibrar para curtir as pessoas ao seu redor, se atentando nos passos das crianças.
- Foi para a água? Coloque boias nas crianças. Esse é um cuidado simples, prático, mas que muitos não seguem. Por mais que você esteja próximo à criança, Souza Junior revela que a boia é um objeto indispensável.
- Verifique locais com a presença de fogos! Esteja em uma posição boa, seguindo a recomendação da equipe de segurança do local. Por mais que a ideia de uma visão privilegiada possa seduzir, nunca se esqueça que o cuidado da sua família está em primeiro lugar.
Gostou das dicas? Caso não consiga ficar próximo às crianças, verifique se há presença de outros adultos da família cuidando delas. Fazendo isso, com certeza você terá férias incríveis e que será lembrada sempre como um momento marcante na vida dos pequenos.