sábado, 10 maio, 2025
No Result
View All Result
Folha Nobre
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente
Folha Nobre
No Result
View All Result
Folha Nobre
No Result
View All Result

São Paulo F.C. – São Paulo x Portuguesa – SPFC

26/01/2023
in São Paulo FC
São Paulo F.C. – São Paulo x Portuguesa – SPFC


Rubens Chiri/saopaulofc.net

Na noite desta quinta-feira (26), o São Paulo enfrenta a Portuguesa no Morumbi pela quarta rodada do Campeonato Paulista 2023. É a primeira vez que o Tricolor enfrenta a Lusa desde 2017, quando o time sub-20, representando o clube na Copa Paulista – competição oficial – disputou duas partidas contra a equipe do Canindé (derrotas por 1 a 0 e 2 a 1).

Considerando apenas o time A do Tricolor, o embate não ocorre há mais tempo: desde 2015, quando o São Paulo venceu a Portuguesa por 3 a 0 no Morumbi pelo Campeonato Paulista, com gols de Dória (foto acima), Pato e Hudson.

Ao longo da história, as duas agremiações se enfrentaram 246 vezes, com os registros apontando 119 vitórias são-paulinas e 63 vitórias lusas, além de 64 empates. Foram 416 gols marcados pelos tricolores e 279 pelos rivais.

Pelo Campeonato Paulista, a preponderância do São Paulo se mantém: dos 154 jogos, 78 findaram em vitórias do clube, contra 31 portuguesas e 45 empates (266 gols a 162). Neste histórico, o Tricolor ainda apresenta duas decisões de títulos contra a Lusa, ambas vencidas pelo time do Morumbi, no Morumbi:

Em 1975, o São Paulo venceu o primeiro jogo das finais por 1 a 0, gol de Pedro Rocha, e perdeu o segundo pelo mesmo placar. Nos pênaltis, o Tricolor levou a melhor, graças a espetacular atuação de Waldir Peres, e venceu por 3 a 0.

Dez anos depois, em pretendida revanche, a Lusa voltou a se impor ao São Paulo na final do Estadual, mas não houve jeito. No primeiro jogo, o Tricolor venceu por 3 a 1, com gols de Darío Pereyra e Careca (2), e no derradeiro (foto acima), nova vitória são-paulina, desta vez por 2 a 1 e com gols marcados por Sídnei e Müller.

 

RELAÇÃO ANTIGA

O primeiro jogo entre os dois times, em toda a história, foi ainda em 1930, pouco após a fundação do São Paulo. No dia 6 de abril daquele ano, na Chácara da Floresta, São Paulo e Portuguesa empataram por 1 a 1, gol de Seixas. Dali, até 1938, o Tricolor permaneceu 14 jogos invictos contra a equipe lusa, vindo a perder a invencibilidade apenas no 15º confronto, no dia 27 de janeiro de 1938, no Parque Antárctica, por 1 a 0.

O maior período de paridade contra a Portuguesa, porém, foi nos anos 1970. De 11 de julho de 1973 a 27 de julho de 1975, os times se enfrentaram dez vezes e houve, incríveis, dez empates! Maior número de empates seguidos da história do São Paulo contra algum adversário.

O jogo mais peculiar, todavia, foi o realizado em Belém (PA): um amistoso no Estádio Baenão em 13 de fevereiro de 1965. O São Paulo, armado por Vicente Feola com um time misto, empatou com a Lusa por 2 a 2, gols de Prado e Bellini. No mesmo dia, a outra metade do time, comandada por Jose Poy, disputou uma partida no ABC contra a equipe da Volkswagen e venceu por 4 a 3, com tentos anotados por Del Vecchio (2), Carlinhos e Zé Roberto. O motivo da jornada dupla em ambientes tão distantes? O Remo havia contratado o confronto por festividades locais e a Volkswagen pagou bem também…

A relação mais próxima e perene com o clube do Canindé, todavia, é justamente o terreno onde se ergue o estádio da Portuguesa. De 1942 a 1955, o São Paulo era o Tricolor do Canindé. Essa história começou com o clube assumindo o aluguel de uma propriedade e, depois, em 1944, com a compra desse terreno. A história perpassa, também, a incorporação de uma agremiação chamada Associação Alemã de Esportes.

Era no Canindé que o Rolo Compressor do Tricolor treinava e foi no Canindé que a maior equipe poliesportiva da história da entidade foi montada. Mas, enquanto propriedade são-paulina, o Canindé era pequeno e jamais comportou um estádio propriamente dito. O São Paulo nunca fez um jogo oficial no local, que em 1955 foi vendido à família Saddih e depois repassado a Portuguesa, que em 1956 inaugurou a primeira versão do estádio, então comumente chamado de Ilha da Madeira, por se encontrar em uma região alagadiça às margens do rio Tietê.

A partida de inauguração, por sinal, foi contra o Tricolor. Na realidade, contra um combinado São Paulo/Palmeiras, que perdeu por 3 a 2 para os novos donos da casa, com gols marcados por Dino (2).



São Paulo FC

Compartilhe isso:

  • WhatsApp
  • Imprimir
  • Tweet
  • Telegram
  • Threads
Tags: F.CPauloPortuguesaSãoSPFC

Podcast

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite a página Política de Privacidade.