Segundo dados da Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica Estética (ISAPS), o Brasil liderou o ranking mundial de rinoplastia em 2020, e até 2022 a plástica no nariz continua sendo uma das cirurgias mais realizadas no país. Quando uma pessoa considera realizá-la, diversos fatores precisam ser seguidos como a procura por um profissional especializado no ramo, saber dos benefícios e os riscos que esse procedimento causa, entre outros.
Por essa razão, o cirurgião plástico, Carlos W. Roxo conta os principais mitos e verdades sobre esse procedimento. Confira:
“Sempre é necessário usar tampão após a rinoplastia”
Mito! O tampão na rinoplastia era usado, há muito tempo atrás, devido ao medo de sangramento no pós operatório. Hoje em dia, com a evolução da técnica, não é mais necessário usá-la e o paciente sai respirando pelo nariz, sendo muito mais confortável para ele.
“É necessário arrebitar muito o nariz, pois a ponta cai com o tempo”
Mito! As técnicas modernas são mais estruturadas, deixando a ponta forte para não cair com o passar do tempo. Diferentemente das técnicas usadas no passado, que sim, faziam com que a ponta caísse um pouco.
“A recuperação da rinoplastia é uma das mais simples que tem”
Verdade! Mesmo sendo uma cirurgia muito delicada já que o nariz é pequeno, comparado com a lipoaspiração ou abdominoplastia, a recuperação da rinoplastia é mais simples e menos dolorosa que de outras plásticas. Dessa forma a paciente pode voltar a trabalhar presencialmente após sete dias.
“A rinoplastia dói muito e sempre fica muito roxo”
Mito! Em uma escala de dor de 0 a 10, o nível da rinoplastia é 1, sendo uma das cirurgias menos dolorosas que existe. Em relação ao roxo, em alguns casos a paciente pode ficar com a marca, mas em uma semana isso reduz bastante.
“Podemos escolher um nariz para o cirurgião fazer”
Mito! A cirurgia de rinoplastia não tem a capacidade de copiar o nariz de outra pessoa, mas sim de melhorar o próprio nariz. É uma ilusão achar que será possível copiar algum nariz, pois existem diferenças na pele, estrutura da cartilagem e outros fatores que tornam isso impossível. Na consulta, o doutor Carlos mostra narizes com formatos similares e como ficaram os resultados, dessa forma, fica mais realístico.
“Após a rinoplastia é necessário usar curativos por duas semanas no nariz, evitar sol e praia por um a dois meses”
Verdade! É muito importante realizar o pós-operatório da forma correta e evitar excessos em todas as questões. Por isso, seguir as duas semanas de curativos no nariz, e evitar praia e sol para não ter problemas na cicatrização é necessário.
“A rinoplastia melhora a estética do nariz, mas pode atrapalhar a respiração”
Mito! Se a paciente operar com profissional especialista em rinoplastia, ele se preocupará muito com a manutenção da função respiratória. Dessa forma, a respiração permanecerá a mesma, ou até melhorará se houver algum problema interno.
“Após a cirurgia já podemos ver o resultado final”
Mito! Em 1-2 semanas após a remoção do curativo já é possível ver muitas mudanças e grande diferença no nariz, mas o resultado final somente após 1 ano, período que todo edema reduz e ocorre o fim da cicatrização.
Saiba mais sobre Dr. Carlos W. Roxo:
https://instagram.com/drcarloswroxo
http://carlosweckroxo.com.br/

Imprensa Concedida por: Roberta Nuñez – https://instagram.com/rnassessoriaimprensa