A capital de Minas Gerais abriga os principais cemitérios de BH, distribuídos em diferentes bairros e atendem os moradores da capital.
Dos cemitérios localizados na capital mineira, quatro são públicos e a gestão desses espaços é de responsabilidade da prefeitura, mais especificamente da secretaria de parques e jardins.
Todos os cemitérios da cidade de Belo Horizonte, cada um com suas características, reúnem muitas histórias e fatos importantes que têm um papel importante na despedida de entes queridos em Belo Horizonte.
Bosque da Esperança
Inaugurado em 1988, o Cemitério Parque Bosque da Esperança possui uma estrutura arquitetônica inovadora, uma das mais nobres da América do Sul. É facilmente acessível pela Av. Cristiano Machado tem uma boa estrutura para acomodar um grande velório com múltiplas visitas. Este local, aliás, recebe muitos velórios diariamente e coroa de flores para homenagens póstumas.
Cemitério da Paz
O Cemitério da Paz, inaugurado na década de 60, está localizado na Av. Carlos Luz, 850 anos, no bairro Caiçaras. É um dos maiores cemitérios da cidade com 289.000 metros quadrados.
Cemitério do Bonfim
O Cemitério do Bonfim foi instalado em Minas Gerais em 1897, antes mesmo da inauguração da capital, Belo Horizonte. Além disso, fica na comunidade do Bonfim.
Parque da Colina
Desde 1970, vários famosos mineiros foram sepultados no cemitério Parque da Colina. Além disso, ele não tem túmulo. No entanto, a sepultura está enterrada com pequenas lápides e coberta com grama.
Cemitério da Saudade
O Cemitério da Saudade foi inaugurado em 1880 e possui cerca de 32.000 sepulturas, considerado um cemitério tradicional, com cinco cemitérios: Cemitério Cura D’ars, Cemitério São Miguel e Almas, Cemitério Terceira Ordem do Carmo, Cemitério Santíssimo Sacramento e Cemitério São José.