O São Paulo Futebol Clube, em parceria com o Atlético Mineiro, Athletico e Vasco, fundou no último sábado (25) o Movimento pela Integridade no Futebol, um grupo dedicado à difusão das práticas de compliance no futebol brasileiro.
O movimento foi constituído pelos clubes que contam ativamente com profissionais da área no país, e buscam o aprimoramento de gestão por meio de governança, transparência, sustentabilidade, ESG, ética, integridade, inclusão e diversidade.
A ação é inédita no futebol brasileiro e também tem como intuito estimular o crescimento do compliance ao redor do país, criando cartilhas e documentos que possam servir de base para novos projetos em outros clubes.
˜O movimento nasceu com uma agenda importante de debates e ações voltadas ao fortalecimento da integridade, não só nos nossos clubes, mas no futebol como um todo. A ideia é estimular os outros (clubes) a também constituírem as suas respectivas áreas de compliance, assim como mostrar os benefícios que isso traz para cada clube e, desta forma, colaborar não só para governança, gestão e integridade, mas para um ambiente de negócios relacionados ao futebol pautado na ética, na transparência e na sustentabilidade”, explicou Roberto Armelin, Diretor Jurídico e Compliance Officer do São Paulo Futebol Clube.
A fundação e a primeira reunião do Movimento pela Integridade no Futebol aconteceram no último sábado, no estádio do Morumbi. Além de Armelin, Clarissa Arteiro, Coordenadora de Compliance do Vasco, Rafael Cabral, Gerente Jurídico do Vasco, Fernando Monfardini, Compliance Officer do Atlético Mineiro, Marla Georgia Palma, Compliance Officer do Athletico, Julia Serra de Godoy, representante do Comitê Brasileiro de Clubes, e Jaqueline Oliveira, convidada do Pacto Global, Plataforma Anticorrupção, participaram do encontro.
As reuniões acontecerão de forma cíclica nas cidades-sedes dos fundadores do Movimento; o próximo encontro está marcado para Curitiba.
“Qualquer clube que tenha um profissional e queira participar do grupo (poderá entrar), é um grupo aberto de fato, e a intenção é inspirar o mercado a aderir a essa nova forma”, completou Armelin.