Com a missão de promover a igualdade de gênero por meio do desenvolvimento de ações e projetos que garantam a participação ativa e efetiva das mulheres nas decisões referentes às políticas públicas socioambientais, representantes de organizações das cinco regionais do Acre que integram a Câmara Temática de Mulheres (CTM) do Sistema de Incentivos a Serviços Ambientais (Sisa), da sociedade civil e do poder público estiveram reunidas esta semana, para a elaboração de um regimento interno.
Ao dar as boas-vindas, o presidente do IMC, Leonardo Carvalho, destacou o pioneirismo do Estado do Acre na implantação de políticas públicas de mudanças climáticas, criando estruturas e mecanismos para conservação da biodiversidade e redução dos impactos, por meio do Sisa, com o enfoque na equidade de gênero.

“Temos aqui mulheres que são reconhecidas em suas regionais como agentes transformadoras e protagonistas de suas vidas. A CTM é um espaço de governança que dá voz ativa nos fóruns de poder e decisão. Para alcançar esse objetivo, buscamos incentivar ações que promovam a inclusão de mulheres em setores ligados à economia verde e à gestão ambiental”, destacou o gestor.

As representantes da Câmara Temática de Mulheres (CTM) contaram ainda com a contribuição da assessora especial indígena do Gabinete do Governador, Francisca Arara; da diretora de Políticas Indígenas da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Políticas Indígenas (Semapi), Nedina Yawanawa; e com a participação do ouvidor do Sisa, Luiz Fernando Nogueira; da consultora do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), Milena Terra; e do assessor técnico da GIZ no Acre, Jânio Aquino.

Os encontros foram realizados com apoio da Secretaria de Estado de Planejamento (Seplan) e a parceria do Pnud, Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) – Cooperação Alemã para o Desenvolvimento, Earth Innovation Institute (EII) e Fundação Amazônia Sustentável (FAS), por meio do Projeto Janela B Destravando e Alavancando o Desenvolvimento de Baixas Emissões.
