Com a ascensão da internet, cada vez mais pessoas têm aderido ao uso de plataformas como as redes sociais ou outro tipo de meio para se comunicar, pesquisar algo e até comprar. A Web tem sido utilizada para praticamente tudo e nela, as pessoas depositam sua confiança, adicionando número de cartão, dados pessoais, e mais, podendo com isso também correr riscos, uma vez que, apesar do bem que a internet traz, também há seus malefícios.
Segundo Lerry Granville, as pessoas estão a todo tempo vulneráveis a riscos, vírus, fraudes e até roubos. Logo, é sempre bom se informar para tentar prevenir ao máximo para que isso não aconteça. Na maior parte das vezes, essas ameaças podem ser evitadas simplesmente tomando conhecimento delas. O profissional separou algumas das principais cautelas para navegar com mais segurança na internet.
Não compartilhe suas informações pessoais
“Não compartilhar suas senhas parece bem óbvio, mas desde informações pessoais até coisas inofensivas podem acabar colocando a sua privacidade e a segurança dos seus dados em risco”, comenta.
Cuidado ao fazer downloads
“Essa é a maneira mais comum para pegarmos um vírus indesejado em nossos aparelhos, muitas vezes esses downloads são apenas disfarces para arquivos infectados que podem causar diversos problemas em nossos aparelhos chegando até estragá-los. O que pode ajudar para prevenir esses ataques tão repentinos é um antivírus, que vai informar se o arquivo é realmente seguro ou nocivo”.
Use a verificação em duas etapas
“Para muitas redes sociais, é disponibilizada a opção da verificação dupla, que consiste em primeiro realizar o cadastro normalmente com e-mail e senha, mas depois com um envio de autenticação. Assim, você sempre será notificado quando alguém acessar suas contas e pode interferir antes que consiga ter acesso a sua privacidade”.
Tome extra cuidado com links
“Uma forma de golpe já muito vista, mas mesmo tão avisada, nunca sabemos quando podemos cair em uma armadilha como essa. Por isso, sempre fique atento a mensagens com links desconhecidos ou anexos estranhos. Por mais fáceis que sejam de identificar, às vezes um deslize da atenção pode ser o que acaba condenando um golpe”, finaliza.
Conheça mais Lerry Granville:
https://instagram.com/lerrygranville
Imprensa Concedida por: Roberta Nuñez – https://instagram.com/rnassessoriaimprensa