sexta-feira, 9 maio, 2025
No Result
View All Result
Folha Nobre
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente
Folha Nobre
No Result
View All Result
Folha Nobre
No Result
View All Result

Rio Grande do Sul – regularização fundiária é tema de reunião entre instituições

27/03/2023
in Rio Grande do Sul

O coordenador do Centro de Apoio Operacional da Ordem Urbanística e Questões Fundiárias, Felipe Teixeira Neto, participou, na última quinta-feira, 23 de março, de reunião no Foro de Tramandaí sobre questões relativas ao projeto de regularização fundiária conduzido pela Justiça gaúcha chamado “Mortos, falidos, incertos e não sabidos”.

Conforme Teixeira Neto “trata-se de uma iniciativa interessante que envolve a regularização de áreas inicialmente versadas em litígios fiscais, mas que possuem ocupações bastante consolidadas. A ideia é, por meio da regularização fundiária, trazer dignidade às famílias residentes no local, pelo que a iniciativa conta com o apoio do Ministério Público, que pretende incluir o modelo proposto no Programa Morada – Moradia Adequada”, explicou o promotor de Justiça.

No encontro, que contou com a participação do vice-governador do Estado, Gabriel Souza, e da juíza Laura Ullmann López, da 1ª Vara Cível de Tramandaí, apresentou a situação de uma área denominada Campo de Pouso, uma praça municipal que foi desafetada por lei pelo Município, em 2017, para regularizar a moradia de 30 famílias que ocupavam o local há mais de 40 anos. Um trecho dessa ocupação inclui parte do Horto Florestal, que pertence ao Governo do Estado. Conforme a magistrada, os moradores almejam receber o título de propriedade sem a necessidade de litígio em relação à área ocupada no perímetro do Horto Florestal.

De acordo com o vice-governador, a intenção é analisar a melhor forma de, juridicamente, viabilizar a regularização fundiária, conjugando-a com a celebração de um termo de cessão de uso do remanescente do Horto Florestal para o Município, de maneira combinada e compartilhada, para que a área cumpra a sua finalidade e não seja objeto de novas ocupações.

Outras áreas institucionais que pertencem ao Estado também foram analisadas. Dentre elas, o berçário industrial e duas áreas na orla marítima. Nesses casos, um grupo de trabalho será formado por técnicos do Município e do Governo do Estado para reunir a documentação para embasar o próximo encontro das autoridades, que deve ocorrer em 30 dias.

O projeto “Mortos, falidos, incertos e não sabidos” foi criado há cerca de três anos e, por meio dele, já foram regularizados mais de 1500 imóveis no Município de Tramandaí.

Também participaram da reunião, o prefeito de Tramandaí, Luiz Carlos Gauto, a secretária Estadual do Meio Ambiente, Marjorie Kauffmann, o procurador-geral do Estado, Eduardo Cunha da Costa, e o coordenador de correição da Corregedoria-Geral da Justiça, Sander Fonseca.

Foto: Divulgação TJRS



MPRS

Compartilhe isso:

  • WhatsApp
  • Imprimir
  • Tweet
  • Telegram
  • Threads
Tags: EntreFundiáriaGrandeInstituiçõesRegularizaçãoreuniãorioSultema

Podcast

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite a página Política de Privacidade.